Orçamento

Por que o custo aparece em branco no orçamento?

Normalmente, o custo será definido automaticamente pelo AltoQi Visus com base no quantitativo lançado. Todavia, existem duas situações que podem impedir o cálculo desse custo e que devem ser tratadas para que o orçamento fique adequado.

primeira delas ocorre quando o insumo ou composição em questão não foi associada a nenhuma tabela de custos. Quando isso ocorre, o programa não dispõe de um base de custo para realizar o cálculo, sendo, portanto, mostrado em branco. Para corrigir isso, basta seguir os procedimentos do artigo Como vincular e desvincular um item do quantitativo a uma composição de custo.

segunda ocorre quando a unidade de medição do insumo não está de acordo com a unidade definida na tabela de custo. Um exemplo é tentar associar uma composição de porta (unid.) com o preço de pintura de parede (m²) por engano. Como o AltoQi Visus não consegue realizar a conversão de unidade para metro quadrado, não há maneira de definir um preço correto para o insumo. Para corrigir isso, você deverá reassociar o insumo à tabela com uma composição cuja unidade faça sentido. O mesmo processo explicado no artigo Como vincular e desvincular um item do quantitativo a uma composição de custo pode ser utilizado.

Vale ainda lembrar que, caso unidades incompatíveis tenham sido selecionadas, o programa irá emitir um aviso na janela correspondente: