Você já notou que após abrir um arquivo IFC, basta clicar em Lista que o programa gera uma lista de quantitativos com uma descrição. Porém, nem sempre esta descrição pode estar de acordo com o seu padrão ou de acordo com a base de orçamento que está sendo utilizada. Portanto, temos diversas maneiras de configurar essa descrição. Vamos começar entendendo o filtro.
É o filtro quem define como será a descrição do quantitativo. Ao abrir o filtro, na esquerda podemos ver a lista de entidades existentes no modelo aberto. Já na parte da direita, em cima, é onde vamos definir a descrição.
Ela não é nada mais, nada menos do que a organização das propriedades do elemento, acrescido de sufixo e prefixo. Neste exemplo, temos uma tubulação cuja descrição é dada pela classe, seguido do type, nome e tamanho (se houver o dado).
Logo, na lista de quantitativo, as tubulações serão separadas desta forma. Vamos supor que neste exemplo eu ainda queira separar por rede. Logo, vamos acrescentar essa informação no filtro e o programa passará a separar por rede também.
Ao efetuar este procedimento, clicando em Atualiza Lista, o programa passará a separar o quantitativo pro rede também para todas as tubulações classificadas como Segmento de fluxo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.