Elementos genéricos e metálicos

Como lançar elementos metálicos?

Como lançar elementos metálicos?

Os elementos metálicos são uma categoria à parte dentro do cadastro de elementos genéricos. Esses elementos diferenciam-se dos demais elementos genéricos, pois o AltoQi Eberick realizará seu dimensionamento. O programa permitirá o lançamento de vigas, vigas inclinadas e pilares metálicos. Vale salientar ainda, que os elementos metálicos disponíveis para lançamento serão os cadastrados na biblioteca de elementos genéricos, conforme orientações apresentadas no artigo Como cadastrar elementos genéricos no AltoQi Eberick.

Vigas metálicas

Para realizar o lançamento das vigas metálicas, é necessário acessar o comando Lançamento - Vigas - Viga metálica (botão ). Na janela Viga metálica informamos o nome da viga metálica, classe, e as informações geométricas da seção, bem como a rotação da seção em relação ao plano principal, como demonstrado na imagem abaixo. Caso você deseje inserir uma viga inclinada, execute o comando Lançamento - Vigas - Adicionar viga metálica inclinada  (botão )

 

Pilares metálicos

Para realizar o lançamento de pilares metálicos, é necessário acessar o comando Lançamento - Pilares - Adicionar pilar metálico (botão ). Na janela Pilar metálico, informamos o nome do pilar metálico e a classe, além das informações geométricas da seção e rotação, de forma análoga ao lançamento das vigas:

 

Neste artigo, mostrei como realizar a inserção dos elementos metálicos. No artigo Influência dos elementos genéricos na estrutura, irei mostrar como estes elementos, bem como os elementos genéricos, afetam o comportamento da estrutura.

Caso queira saber mais sobre o dimensionamento das vigas e pilares metálicos, confira também o artigo Dimensionamento de perfis metálicos no AltoQi Eberick