Lajes

Configurações de regiões de lajes

O AltoQi Eberick conta com uma série de configurações que possibilitam apresentar automaticamente o detalhamento das lajes com uma maior unificação das faixas de armaduras e com uma representação mais otimizada nas plantas de detalhamento. Essas configurações podem ser ajustadas a critério do projetista a fim de obter o detalhamento desejado, de acordo com as suas preferências construtivas. Cabe lembrar que uma maior unificação e uniformização das armaduras geralmente resulta em um maior consumo de aço. Sendo assim, cabe ao projetista julgar qual nível de otimização é desejado para os detalhamentos a fim de equilibrar economia X execução.

Neste artigo serão apresentadas as configurações referentes à determinação das regiões de armaduras.

Regiões de armaduras

Para visualizar as configurações utilizadas para a definição das regiões das lajes é necessário acessar o comando Guia Estrutura > Configurações > Dimensionamento > Lajes > Regiões. Desta forma, alternando os parâmetros de armadura dispostos nessa janela de configurações, o detalhamento das lajes pode ser feito por uma armadura constante, calculada pelos pontos de esforços máximos, ou subdividido em faixas, de acordo com os diagramas existentes nas regiões, visando a otimização do consumo de aço, ou facilidade construtiva. Para maiores informações sobre o dimensionamento com regiões de esforços, acesse o artigo Lajes com regiões de armaduras.

Na janela de Regiões, são apresentadas as configurações sobre "Armadura positiva", "Armaduras das continuidades" e "Regiões adicionais"Sendo que, para as duas primeiras há a opção de "Separar faixas se possível", que quando habilitada permite o AltoQi Eberick efetuar a divisão do detalhamento da armadura das lajes em função da diferença dos esforços atuantes, mas apenas em regiões já definidas em função da geometria da laje, ou seja, esse comando possibilita subdividir as regiões das lajes. 

 

Configurações de Armadura positiva

Na configuração "Fração do momento máximo para separar faixas" é definida uma porcentagem abaixo do momento máximo a partir da qual será gerada uma nova faixa de armaduras. Sendo geradas novas faixas desde que tenham um comprimento maior do que o "Comprimento mínimo do trecho" definindo para as lajes em Estruturas - Configurações – Dimensionamento – Lajes. Sendo assim, em linhas gerais, adotando valores percentuais baixos para essa configuração, o programa deve gerar uma quantidade maior de regiões de detalhamento.

O parâmetro "Redução mínima nas armaduras para separar faixas", define a diferença mínima em percentual do volume de aço em um detalhamento sem e com a separação de faixas habilitada. Caso a diferença real seja menor que o valor configurado, o programa não adota a opção de separar faixas. Desta forma, utilizando valores percentuais baixos para essa configuração, o programa deve gerar uma quantidade maior de regiões de detalhamento.

 

Configurações de Armaduras das continuidades

A opção de "Redução mínima na armadura para separar" funciona de maneira análoga à configuração de "Redução mínima nas armaduras para separar faixas" de Armaduras positivas, mas aplica-se sobre as Armaduras das continuidades.

A configuração de "Comprimento mínimo para separar trechos" para as Armaduras das continuidades define o comprimento mínimo para separar trechos, de forma semelhante ao parâmetro "Comprimento mínimo do trecho" para Armadura positiva disponível em Estruturas – Configurações – Dimensionamento – Lajes.

 

Configurações de Regiões adicionais 

A configuração "Percentual mínimo de armadura para agrupar", permite alterar os critérios de agrupamento das regiões de armaduras feitas automaticamente pelo programa. Desta maneira, configurando valores percentuais baixos para essa configuração (próximos de zero) o programa deve fazer o agrupamento das regiões de armadura, e por consequência gerar uma quantidade menor de regiões de detalhamento.

A opção "Desprezar armadura com taxa menor que", funciona como um limite mínimo de criação de armadura, ou seja, quando habilitado, as armaduras superiores nas lajes e continuidades das escadas (tanto superior quanto inferior) são geradas apenas se a taxa calculada for maior que o valor mínimo configurado. A armadura superior nas lajes poderá ser desprezada apenas quando o momento máximo de cálculo negativo Wood&Armer em módulo for menor que o momento de fissuração da laje.

Exemplo

De modo a facilitar o entendimento sobre a influência das configurações de regiões no detalhamento das armaduras das lajes, iremos aplicá-las em um modelo de exemplo, excetuando-se a configuração de "Desprezar armadura com taxa menor que".


 
No modelo estrutural em análise tem-se os seguintes detalhamentos iniciais para as armaduras positivas e negativas das lajes:
Observação: O detalhamento das armaduras de punção não será abordado neste artigo. De todo modo, para maiores informações, recomenda-se a leitura dos seguintes artigos:
  1. Dimensionamento de lajes à punção
  2. Detalhamento de lajes à punção
Percebe-se pelo detalhamento apresentado, que há uma grande quantidade de regiões diferentes de armaduras positivas e principalmente negativas, proporcionando uma maior economia em aço, porém uma maior demanda de mão de obra para execução.

Uma alternativa para reduzir a quantidade de regiões de armaduras, é aumentar os valores nos parâmetros de "Fração do momento máximo para separar faixas" e "Redução mínima nas armaduras para separar faixas" das armaduras positivas, e os valores de "Redução mínima na armadura para separar" para as armaduras de continuidade, conforme pode ser verificado no novo detalhamento:



Observe que a quantidade de regiões de detalhamento foi reduzia, mas ainda existem diversas regiões de armaduras, especialmente as negativas. Nesse caso, pode-se empregar a configuração de Regiões adicionais, “Percentual mínimo de armadura para agrupar". Desta maneira, realizando um teste em nosso projeto exemplo, reduzindo o valor da configuração de 90%, para 60% e 30% respectivamente, pode-se observar uma variação na distribuição das regiões, conforme ilustrado abaixo:

 

 

Observa-se que ao diminuir o percentual mínimo para agrupar as regiões houve uma redução na quantidade de regiões na laje, apresentando assim uma maior facilidade de execução e, em contrapartida, um maior consumo de aço. No exemplo deste artigo, conforme as alterações nos detalhamentos foram realizadas, observou-se as seguintes variações na área de aço:

De maneira geral, recomendamos ajustar e testar as configurações de “Regiões” disponíveis em Estrutura – Configurações – Dimensionamento – Lajes – Regiões, de modo que seja apresentado o detalhamento mais próximo do desejado.