Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. Plataforma AltoQi Builder
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Por que a mensagem "O projeto selecionado foi gerado com uma versão do conteúdo mais recente" é apresentada na abertura do projeto?

Em algumas situações, ao tentar abrir o projeto pode ser apresentada a mensagem " O projeto selecionado foi gerado com uma versão do conteúdo mais recente ", como ilustrado na figura abaixo. Neste artigo será explicado o significado da mensagem e quais orientações seguir para contorná-la.

Significado da mensagem

Quando a mensagem acima indicada é apresentada, significa que esse mesmo arquivo de projeto provavelmente foi aberto em uma atualização (revisão) do programa AltoQi Builder mais recente em relação ao programa AltoQi Builder que agora está sendo usado para tentar abrir o arquivo de projeto.

Para conferir qual é a atualização do programa AltoQi Builder aberta no momento, acesse a Ajuda (botão ) e, em seguida, seleciona a opção "Sobre".



A janela  Sobre o Builder  será aberta indicando a atualização do programa Builder, como destacado na figura abaixo.

Quando um projeto, criado em uma revisão anterior, é aberto em uma revisão mais recente do programa, todos os elementos desse projeto são convertidos para a revisão mais recente do programa, de modo que se mantenha compatível

O que fica restrito é, depois de aberto o projeto em uma revisão mais recente do programa, este não é retro-compatível. Ou seja, este arquivo de projeto não será mais acessado na revisão antiga, a não ser que você tenha gerado cópias de segurança desse projeto. Ao tentar acessar o projeto em uma revisão antiga, mas que foi gerado em uma revisão mais recente, a mensagem "O projeto selecionado foi gerado com uma versão do conteúdo mais recente." será apresentada.

Para o exemplo acima, a atualização do programa AltoQi Builder é a 2020-06. Isso significa que projetos já abertos em atualizações posteriores (por exemplo, 2020-08, 2020-11) não seriam abertos e apresentariam a mensagem de que "O projeto selecionado foi gerado com uma versão do conteúdo mais recente". Assim como projetos abertos na atualização 2020-06, que não poderão mais ser abertos em atualizações anteriores (por exemplo, 2020-05, 2020-03).

Como contornar a mensagem e abrir o arquivo de projeto?

É comum o usuário abrir o projeto em uma revisão mais recente por engano. Por isso, nas atualizações mais recentes do programa AltoQi Builder, quando identificado que o arquivo de projeto que está sendo aberto foi gravado em atualizações anteriores do programa, é criada automaticamente uma cópia da pasta do projeto.

A cópia da atualização anterior é criada no mesmo local em o arquivo de projeto estava armazenado na máquina do usuário.


Para utilizar a cópia de atualização, deve-se descompactar a pasta e tentar abrir o arquivo de projeto, como orientado no artigo Como abrir uma cópia de atualização do programa AltoQi Builder?.