Condutos

Lançamento manual de condutos em detalhe isométrico no croqui sanitário

O lançamento manual em detalhe isométrico é uma alternativa importante para a definição das peças e para a realização do lançamento de condutos na vertical. Neste artigo serão apresentadas algumas das principais recomendações para o lançamento manual em detalhe isométrico no croqui sanitário.

Criação do detalhe isométrico

Como o lançamento será realizado dentro de um detalhe isométrico, será necessário criá-lo a partir dos passos já detalhados no artigo Criando um detalhe isométrico.

Habilitação do campo "Altura"

Na guia Lançamento, grupo Rede, a opção Altura define a altura do lançamento a ser realizado. Por padrão, a altura não fica habilitada e é fixada em "0" (zero) no croqui sanitário. Porém, para realizar lançamentos dentro do detalhe isométrico, será necessário que a altura esteja habilitada, possibilitando o lançamento de tubos na direção vertical de forma simples e ágil.

Observação: Quando o detalhe isométrico está aberto, o campo "Altura" passa a se chamar "Ordenada". Se o plano "XY" estiver me uso, o valor da ordenada será equivalente ao valor da altura na qual se deseja lançar.

 

Para habilitar o campo Altura, proceda com os passos detalhados no artigo Como habilitar o campo Altura para lançamento dos tubos no projeto sanitário em elevações distintas?.

Lançamento dos tubos desejados

Com o detalhe isométrico criado e a altura habilitada, é possível iniciar o lançamento dos tubos.

  • No detalhe isométrico, acesse a guia Lançamento, grupo Rede, e verifique o "Plano" de lançamento definido.

Para lançar tubos na direção horizontal, o plano deve estar definido como XY. Já para o lançamento de tubos na direção vertical, o plano deve estar definido em XZ ou YZ.

Além desse formato de lançamento, há outras duas maneiras de lançar os tubos no detalhe isométrico. Se a altura de cada ponto em relação ao piso do pavimento já é conhecida antes do lançamento, é possível realizar o lançamento a partir da definição da altura dos pontos, como descrito no artigo Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos.

Ligação com as colunas sanitárias

No detalhe isométrico, a ligação com as colunas sanitárias é realizada de forma mais ágil em relação à ligação em planta. Para que a ligação com a coluna fique adequada, são necessários alguns cuidados.

Quando há uma coluna ligada com o pavimento acima e com o pavimento abaixo, o tubo acima do ponto representativo do elemento "Coluna", por padrão, será exibido com uma linha tracejada. Isso indica que tal trecho pertence ao pavimento acima e, portanto, não fica habilitado para manipulação (ligação, edição ou seleção) no presente detalhe. A figura abaixo aponta a representação do tubo que liga a coluna com o pavimento acima.

Portanto, para realizar alguma ligação ou lançamento nessa mesma coluna em diferentes elevações, é necessário elevar a posição geométrica do elemento que representa a coluna. Para exemplificar, no presente artigo o elemento "Coluna" será elevado até a posição geométrica Z igual a 60 cm, altura em que a ligação com um aparelho sanitário, por exemplo, um lavatório, será realizada.

Observações: Para alterar a posição geométrica Z, ou elevação, de um elemento lançado no projeto, o artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada apresenta mais detalhes.

A figura abaixo mostra que ao elevar o elemento "Coluna" para 60 cm, o trecho de tubo logo abaixo, que está conectado com o pavimento abaixo, é representado por uma linha contínua. Tal trecho de tubo, assim como o próprio elemento "Coluna", podem ser manipulados. Para o exemplo do presente artigo, o ramal de descarga do lavatório foi ligado exatamente na posição do elemento "Coluna".

Para o exemplo do presente artigo, o ramal do vaso sanitário também pode ser conectado ao trecho da coluna, em menor elevação, em Z igual a 30 cm.

Para ajustar as alturas faça uso do comando "Aplicar inclinação" apenas sobre as conexões desejadas que, para o exemplo, é a conexão (aparelho sanitário) do vaso e a conexão que conecta o ramal do vaso à coluna, como destacado na figura abaixo.

Ao aplicar inclinação as conexões provavelmente ficarão em elevação negativa, isto é, abaixo de 0. Nessa situação, o trecho da coluna abaixo do limite do piso do pavimento pode vir a ficar com o sentido de fluxo invertido, como mostra a figura abaixo.

Para essa situação, não é necessário inverter o sentido do fluxo pois é possível estender a exibição dos lançamentos abaixo do pavimento corrente. Para isso, aumente o valor da "Extensão abaixo do pavimento", acessando a janela Propriedades para o detalhe isométrico em planta, como exibido na figura abaixo.

Realizada a alteração da "Extensão abaixo do pavimento", observe que o círculo que indica o limite da representação do lançamento e ligação da coluna sanitária com o pavimento abaixo passará a ser representado mais abaixo e o sentido de fluxo, que antes estava invertido, será representado no sentido adequado, conforme a figura abaixo.

Neste artigo foram apresentadas algumas das principais recomendações para o lançamento manual em detalhe isométrico sanitário. No entanto, outras situações de lançamento podem ser consideradas. Por isso, estão listados abaixo outros artigos que exemplificam o lançamento manual em detalhe isométrico no croqui Sanitário.

  • Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 90° e evitar furos

  • Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 45° e evitar furos