Desenhos e Arquitetura

Como exportar as armaduras no IFC do Eberick?

O Eberick permite a geração de modelos IFC contendo as armaduras dos elementos de concreto armado dimensionados no programa. Esse modelo poderá ser visualizado em softwares BIM, facilitando a interpretação do projeto estrutural.



Configurando o perfil de exportação

Para realizar a exportação das armaduras no IFC, primeiramente é necessário realizar a configuração do perfil de exportação que será utilizado. Para isso, siga os passos indicados abaixo:

  • Acesse o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Opções Modelos 3D.

  • No perfil que será utilizado para a exportação, na aba IFC, habilite a opção Exportar armaduras 3D e clique em OK.


Exportando o modelo IFC

Após realizar a configuração, basta exportar o modelo IFC selecionando o perfil previamente configurado, seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Exportar modelo 3D.


Observação: Caso os elementos da estrutura ainda não estejam dimensionados antes de exportar o arquivo, o programa realizará um rápido processamento, dimensionando-os para que as armaduras atribuídas a cada elemento possam ser exibidas no modelo.

Após a criação, as armaduras do modelo poderão ser visualizadas nos softwares compatíveis com o modelo IFC exportado.

Caso exista algum erro de dimensionamento associado a algum elemento do IFC exportado, a armadura não será incluída na visualização do elemento.


 Observação: É possível ainda, visualizar as armaduras no modelo interno do Eberick. Esse modelo pode ser gerado através do comando Armaduras 3D, disponível na aba Estrutura.

mceclip1.png