Lajes

Como lançar lajes planas?

O sistema estrutural composto por lajes apoiadas diretamente sobre pilares, com ou sem capitéis, é muito utilizado em projetos de edifícios. Dentre as vantagens, destacam-se a maior liberdade na definição de espaços internos, redução da área de forma e aceleração do processo construtivo.

Para lançar uma laje plana no AltoQi Eberick, deve-se utilizar os mesmos comandos adotados no lançamento de lajes que não são planas. O que irá diferenciar este tipo de laje é a sua condição de análise e dimensionamento. Abaixo apresentamos um exemplo.

Definindo o contorno da laje

Para exemplificar o lançamento de um pavimento com laje apoiada diretamente sobre pilares, vamos considerar o croqui abaixo:

Para definir este contorno da laje, podem ser lançadas vigas ou barras. Como neste exemplo queremos uma laje totalmente sem vigas, utilizamos o comando da Guia Lançamento - Barras e nós - Barra e contornamos a linha de arquitetura. Ao definir a largura da barra e pressionar Enter, iniciamos o lançamento pelos pontos do desenho e podemos notar que o AltoQi Eberick exibe uma mensagem alertando que o nó não se apoia na estrutura:



Isso acontece porque não há nenhum pilar ou viga aonde a barra será desenhada. Para continuar, basta pressionar Sim.

Inserindo a laje

Com o contorno definido, basta inserir a laje pelo comando da Guia Lançamento - Lajes - Laje e definir o tipo de laje, cargas e geometria. As lajes planas podem ser lançadas para lajes do tipo Maciça ou Nervurada.



Caso seja lançado algum outro tipo de laje na condição "plana", será exibido o ERRO L27 - TIPO DE LAJE COM APOIO INVÁLIDO SOBRE O PILAR PX durante o processamento ou verificação de lançamento. No caso das lajes planas nervuradas, devem ser adotados capitéis nos pilares. Isto é feito clicando duas vezes sobre um dos pilares e habilitando o campo "Usar capitel" na parte inferior da janela:

Para adotar capitel nos demais pilares do projeto de forma prática, é possível usar o comando "Copiar dados". Veja mais em: Como copiar os dados de um elemento para outros no croqui?

Você pode conferir mais sobre o lançamento de capiteis em nosso artigo Como inserir capitel? e também sobre o dimensionamento e o detalhamento das lajes planas em nossa série de artigos: Dimensionamento de lajes à punção.

É importante notar que para lançar uma laje plana, não é necessário adotar nenhum comando específico para este tipo de laje, é a condição de lançamento sem vigas sobre os pilares que irá dizer se uma laje é ou não plana.

Observação: Para que o programa possa processar a estrutura com lajes na condição "plana", é necessário garantir que o modelo de dimensionamento esteja configurado corretamente e as verificações de punção habilitadas. Para saber mais, confira o artigo Erro L18 - Nó no interior da laje.