Tubos

Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 45° e evitar furos

No fluxo de projetos BIM, a etapa de compatibilização é primordial para identificar e corrigir lançamentos incorretos que teriam que ser resolvidos na obra, deixando a etapa de execução mais lenta e menos produtiva. No lançamento da rede de esgoto, é muito comum os ramais de descarga dos aparelhos sanitários descerem por dentro da parede e logo abaixo existir uma viga. Neste caso, é possível efetuar o desvio do tubo para evitar furos nos elementos estruturais, como será exemplificado nesta série de artigos.
 
  ObservaçãoPara conhecer mais casos em que os furos não são indicados nos elementos estruturais, recomenda-se a leitura do artigo: Erros no lançamento automático de furos.
 
Nesta série de artigos serão apresentadas três formas diferentes de efetuar o desvio da viga: 
  1. Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 90° e evitar furos;
  2. Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 45° e evitar furos (Presente artigo);
  3. Exemplo: Como deslocar o ramal de descarga da viga e evitar furos;
Antes de realizar o desvio, é necessário que o lançamento dos aparelhos sanitários e dos condutos já tenha sido realizado. Tal lançamento pode ser feito manualmente ( Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário), ou automaticamente ( Como efetuar o lançamento sanitário automático?).
Após lançar todo o ambiente, deve-se aplicar a inclinação dos condutos para que todas as conexões fiquem nas alturas calculadas e desejadas, ou seja, abaixo das vigas ( Exemplo: Aplicando inclinações nas tubulações sanitárias).
Seguindo os procedimentos acima, os condutos dos ramais de descarga dos aparelhos sanitários estarão passando por dentro das vigas, conforme a imagem abaixo:
 

Desvio com joelhos de 45°

Para facilitar no lançamento de condutos verticais no croqui sanitário, recomenda-se criar um detalhe isométrico em volta do lançamento, como ensina o artigo Criando um detalhe isométrico.
Os procedimentos mostrados neste artigo serão utilizados com o campo "Altura" desbloqueado, ou seja, sendo permitido lançar em qualquer altura diferente de zero, como ensina o artigo: Como habilitar o campo "Altura" para lançamento dos tubos no projeto sanitário em elevações distintas?.
 
Observação O desvio que será lançado neste artigo, também pode ser efetuado em planta baixa, lançando um trecho de tubo vertical conforme ensinado no artigo: Exemplo: Lançamento de trecho vertical no croqui sanitário (em planta).
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Conexão, e use o comando Conexão para lançar uma nova conexão no local de descida, rente a viga;
A imagem abaixo mostra as duas novas conexões lançadas na frente da viga:
 
  1. A mensagem mostrada abaixo será exibida durante o lançamento da conexão. Neste caso, selecione a opção "Sim":
  1. Abra o detalhe isométrico;
  2. Selecione todas as conexões que estarão em cima da viga:
  1. Como neste exemplo, a face superior da viga está na altura 0, a coordenada Z das conexões selecionadas serão definidas como 10 (para ficarem 10 cm acima da viga), seguindo o procedimento do artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada;
  1. Caso a visualização dos tubos fique confusa, recomendamos alterar o ângulo de rotação do detalhe isométrico, como ensinado no artigo Como alterar o ângulo de rotação de um detalhe isométrico?. A imagem abaixo mostra o mesmo detalhe isométrico, porém com o ângulo de rotação alterado;
  1. Use o comando Conduto, localizado na guia Lançamento, grupo Condutos;
  2. Clique sobre a conexão após a viga, conforme indicado pelo círculo 1 da imagem a seguir;
  3. Ative a ferramenta "Ponto deslocado" , localizada na barra de comandos (barra inferior azul) do programa;
  4. Clique novamente sobre a conexão após a viga, indicado pelo círculo 1 na imagem a seguir, e digite o valor "10" e tecle <Enter>. O programa irá lançar o conduto na vertical, até a conexão indicada pelo círculo 2 da imagem;
  5. Desative a ferramenta "Ponto deslocado"  e clique sobre a conexão indicada pelo círculo 3 na imagem a seguir;
  1. Como o lançamento foi realizado de baixo para cima, para inverter o sentido de fluxo das tubulações, recomenda-se a leitura do artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?;
  2. Apague o conduto que estava inclinado, que não faz parte do desvio;
  1. Acesse a guia Desenhos, grupo Ferramentas
  2. Use o comando Medir contorno para medir a distância do desvio recém lançado;
  1. Selecione a conexão, após desvio, que dá início ao trecho vertical;
  2. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  3. Na janela Propriedades, altere a elevação Z da conexão. O novo valor de Z deverá ser calculado, subtraindo o valor medido pelo valor da altura da conexão acima da viga, que para este artigo foi adotado 10 cm;
Z = 10 - 14.206 = -4.206

Com isso, será possível conferir na visão 3D que o desvio foi efetuado com sucesso, conforme a imagem abaixo:

  1. No final, ainda é preciso definir as peças (Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder). Será definida a peça "Joelho 45 - desce" nos joelhos acima da viga, e a peça "Joelho 90 - sobe" nos joelhos a frente da viga, conforme a imagem abaixo:
 
Com as peças definidas, o lançamento estará finalizado, sendo possível visualizar as peças em planta baixa, conforme imagem abaixo:

 
Neste artigo foi ensinado como realizar desvios de tubos sanitários das vigas, evitando a execução de furos.