Fundações

Como lançar um trecho de arranque nas fundações de geometria fixa

Como apresentado nos artigos Como lançar sapatas com geometria fixa e Como lançar blocos de fundação com geometria fixa, as fundações de geometria fixa não consideram um trecho de arranque sobre o bloco ou a sapata. Estas fundações são lançadas exatamente no nível do croqui em que forem inseridas. Assim, caso o projetista queira manter um trecho de pilar de arranque entre a fundação e os pilares acima do baldrame, deve-se criar um novo pavimento na estrutura, abaixo do baldrame, para lançar estas fundações, mantendo um trecho de pilar entre eles.

Projeto exemplo

Para ilustrar as opções de lançamento, iremos utilizar uma estrutura térrea, composta por dois croquis, da seguinte forma:

Após estar com os pilares lançados, eles são convertidos para "Fundação" no pavimento Baldrame, pelo comando do menu Lançamento - Pilares - Converter em fundações:

 
 Como o terreno se encontra próximo a estruturas vizinhas em ambos os lados, as fundações precisam estar alinhadas com os pilares nas laterais do terreno. Conforme apresentado no artigo Como lançar blocos de fundação com pilar excêntrico, se utiliza o comando do menu Lançamento - Pilares - Fixar seção para alinhar os blocos à face dos pilares. Após o ajuste, o lançamento fica da seguinte forma:
 

Criando os pilares de arranque

Na figura anterior, vemos que os blocos estão posicionados logo abaixo dos pilares. Este seria o lançamento convencional, sem os arranques, com as próprias vigas do pavimento Baldrame realizando o travamento dos blocos de divisa. Agora, iremos demonstrar como ajustar, a partir deste lançamento, para que haja um trecho de arranque sobre as fundações.

Para isso, primeiramente deve ser criado um novo pavimento inferior na estrutura.

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).
 
Com este novo pavimento, as fundações lançadas anteriormente no pavimento Baldrame devem ser eliminadas para serem criadas mais abaixo. Isso pode ser feito acessando o croqui do Baldrame e utilizando o comando do menu  Lançamento - Pilares - Converter em nós , selecionando todas as fundações e pressionando Enter. Com as fundações convertidas para nós, o pavimento conterá apenas as vigas. Agora, deve-se acessar o pavimento superior (Térreo) e utilizar o comando do menu  Lançamento - Pilares - Copiar para outros pavimentos , selecionar todos os pilares e pressionar Enter, informando que eles devem ser copiados para os pavimentos Baldrame e Fundação. Acessa-se o pavimento Fundação e agora se utiliza o comando  Lançamento - Pilares - Converter em fundações , para converter todos os pilares para fundações de geometria fixa no nível mais inferior, garantindo um trecho de "arranque" entre os pavimentos Baldrame e Fundação. A última etapa é utilizar também o comando  Lançamento - Pilares - Fixar seção , como mencionado anteriormente, para posicionar os blocos nas laterais, que se encontram em situação de divisa.

É importante observar que, ainda que sejam mantidas todas as vigas baldrame no pavimento "Baldrame" (para realizar o apoio das paredes de alvenaria), podem ser necessárias algumas vigas adicionais no pavimento "Fundação" criado. Conforme abordado no artigo Erro L80 - Bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento, no caso de blocos de fundação em situação de divisa, é necessário garantir seu travamento por meio das vigas "alavanca", de modo que os momentos fletores originados pela excentricidade do pilar no bloco sejam transferidos à viga e não às estacas. Portanto, foram lançadas vigas "alavanca" no pavimento mais inferior (Fundação) para promover o travamento lateral destas fundações, como demonstrado na figura a seguir:

No caso das sapatas de divisa, não é obrigatório lançar as vigas alavanca, ficando a critério do projetista determinar se a sapata deve ser dimensionada absorvendo os momentos devidos à excentricidade do pilar na fundação de divisa.

Para as fundações que não se encontram em situação de divisa, não é necessário o lançamento das vigas no pavimento mais inferior, bastando as vigas do pavimento Baldrame, para apoio das alvenarias.

O projeto lançado para este artigo também está disponível em arquivo em anexo, para auxiliar na compreensão do lançamento.

Download:

Geometria_fixa_divisas.prj