Buscando atender o fluxo de trabalho em BIM, em nossos programas é possível vincular modelos 3D aos projetos desenvolvidos em nossas plataformas a partir de um arquivo no formato IFC ou Q3D.
Em alguns casos ao vincular um modelo IFC, este pode ficar rotacionado. Com isso, ao gerar o plano de corte a arquitetura também fica rotacionada.
O procedimento para gerar o plano de corte está descrito em nosso material "Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?" |
Isso ocorre pois em alguns softwares, como por exemplo o Revit, é possível definir o norte verdadeiro e o norte de projeto. Ao definir o norte de projeto e/ou verdadeiro o norte é rotacionado levando em consideração a angulação definida.
Para que o modelo 3D não fique rotacionado será necessário definir os dois nortes, norte verdadeiro e de projeto, na mesma posição, direcionados para cima, como mostra a imagem abaixo:
Em alguns casos o modelo IFC vinculado poderá também estar deslocado. Esse caso está descrito nos seguintes materiais "Modelo 3D importado fica deslocado no QiBuilder" e "Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura". |
Após definir os dois nortes para a mesma direção deve-se exportar novamente o arquivo em IFC. Caso exporte com um novo nome e em um local diferente do anterior será necessário vincular este novo arquivo. Caso exporte com o mesmo nome e para o mesmo local do arquivo já vinculado será necessário apenas atualizar o modelo IFC em nossas plataformas, como descrito no seguinte material "Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente".
Mais informações sobre o norte verdadeiro e de projeto estão publicadas na base de conhecimento da Autodesk, desenvolvedora do software Revit.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.