Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Como utilizar elevação nos elementos do projeto

Nas janelas de lançamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes e fundações), existe um campo "Elevação", que permite definir uma diferença de cota do elemento em relação ao nível do seu pavimento. Esta elevação visa permitir detalhes ao projeto, onde há algum elemento com um certo desnível em relação aos demais elementos do pavimento, sem necessitar criar um outro nível na estrutura apenas para ele.

Observação: Destaca-se que as elevações são utilizadas apenas para fins de detalhamento, não se refletindo na análise estrutural e na montagem do pórtico unifilar. No caso de desníveis grandes, em torno de 50cm ou mais, pode-se incorrer em erros, tornando-se mais interessante a criação de níveis ou pavimentos intermediários.
Em geral, a elevação é aplicada para definir vigas invertidas, lajes que devem ter um desnível em relação ao pavimento - em áreas molhadas, pilares que devem terminar ligeiramente acima ou abaixo do último pavimento, entre outros.

Sinal da elevação

  • Elevação positiva: utilizada para posicionar elementos do pavimento um pouco acima do nível original;
  • Elevação negativa: utilizada para posicionar elementos do pavimento um pouco abaixo do nível original;

É importante observar que o efeito da elevação é diferente nos elementos que são atribuídos ao pavimento, como vigas e lajes, e em elementos que podem atravessar mais de um pavimento, como pilares e paredes, além de vigas e lajes inclinadas.

No primeiro caso, a aplicação da elevação irá mover todo o elemento. Por exemplo, uma viga de 35cm de altura com +23cm de elevação continuará tendo 35cm de altura, porém as suas faces inferior e superior serão movidas juntamente 23cm acima do nível 0 do pavimento:

Vigas


Já no segundo caso, para um pilar por exemplo, a elevação pode ser definida em cada pavimento que ele atravessa. Se for informada uma elevação de +20cm no último croqui, por exemplo, ele terá 20cm a mais de comprimento total, sendo movido apenas o seu topo:

Pilares 

Paredes

As paredes de reservatório e de contenção, assim como os pilares, podem ter aplicação de elevação no topo e/ou na base dos pavimentos em que estão inseridas, por exemplo: