O pórtico unifilar é uma das ferramentas de análise mais importante do Eberick. Através dele, é possível analisar o comportamento de uma estrutura, identificando possíveis problemas de lançamento ou concepção. Nesta série de artigos, apresentamos quais são os diagramas e funcionalidades do Pórtico unifilar e também exemplos de situações de projeto nas quais ele se mostra versátil para a solução de problemas e tomada de decisão.
- Pórtico unifilar: visualização de esforços e deslocamentos da estrutura (este artigo)
- Como compreender o comportamento da estrutura analisando o pórtico unifilar?
Ferramentas do pórtico unifilar
O pórtico unifilar pode ser acessado pelo menu Estrutura - Análise - Pórtico Unifilar (). É importante frisar que ele só fica habilitado após a estrutura ter sido processada.
Ao abrir o Pórtico unifilar, abre-se uma nova janela onde é possível visualizar o modelo da estrutura lançada, conforme o exemplo na figura abaixo:
Dentro da janela “Pórtico unifilar”, há ferramentas que facilitam a visualização dos resultados de análise obtidos na estrutura. As principais ferramentas de manipulação do pórtico unifilar são:
Modelo analisado
Através deste item é selecionado qual modelo se quer visualizar na tela. Pode-se escolher entre a visualização de esforços axiais, fletores, torsores, cortantes e deslocamentos, dentro das verificações de Estado Limite Último (ELU) e Estado Limite de Serviço (ELS):
Combinação
Neste item é possível escolher através de qual combinação de ações devem ser visualizados os esforços/deslocamentos no pórtico unifilar.
Para saber mais sobre as premissas dos diagramas e combinações, confira: Diagramas - Pórtico unifilar. |
Fator multiplicador
Define um fator de escala na visualização do pórtico. Se for definido um valor pequeno para este item (como 1, por exemplo), os resultados do pórtico (esforços ou deslocamentos) serão representados com tamanho reduzido, de difícil visualização. Na figura acima, podemos notar que foi definido um fator de 100, o qual permite diferenciar visualmente as vigas que apresentam maiores deslocamentos no pórtico.
Caso seja definido um valor grande demais para este item, os resultados do pórtico serão representados com tamanho grande, também de difícil visualização devido à possível sobreposição de resultados, sendo difícil diferenciar a qual elemento está relacionado algum esforço ou deslocamento na estrutura.
Escala
Define uma escala de cores, através da qual é possível identificar os maiores esforços ou deslocamentos que ocorrem na estrutura. A escala é definida como uma porcentagem que varia entre 5% e 100%. Como regra geral, é recomendável que adote como escala um valor que gere a maior variedade possível de cores no pórtico. Desse modo, é possível identificar onde ocorrem os maiores esforços ou deslocamentos na estrutura.
Como exemplo, vemos na figura a seguir que com Escala de 100% no diagrama de momentos fletores é possível identificar onde estão os momentos negativos máximos na estrutura (em vermelho) e onde estão os momentos positivos máximos da estrutura (em azul escuro). Porém Adotando uma escala de 5%, note que já não é mais possível identificar onde ocorrem os momentos fletores máximos na estrutura:
Legenda
Através da legenda é possível identificar quais são os esforços/deslocamentos máximo e mínimo na estrutura, além de verificar a quais faixas de resultados corresponde cada cor representada no pórtico unifilar:
Esforços e deslocamentos do nó
Para uma verificação mais pontual de esforços na estrutura, ao abrir um diagrama de esforços, o usuário pode clicar sobre a região que deseja verificar no diagrama e conferir os valores no diálogo Valores, abaixo da legenda:
Exemplo: trecho da viga V6 do Pavimento 1 com momento fletor máximo de -15.306 kgf.m
Além disso, quando visualizamos o diagrama de deslocamentos, podemos acessar com um duplo clique sobre qualquer barra do pórtico (inclusive grelha de paredes) a janela que informa os deslocamentos dos nós inicial e final da barra, com translações e rotações nos três eixos:
Exemplo: janela de deslocamentos de nó da grelha de uma parede de contenção
Visualização do pórtico
A visualização do pórtico é exibida na forma de Perspectiva, sendo possível alterar também para visualizações Ortográficas com vista Esquerda, Direita, Frontal e etc, pelo menu 3D - Vistas. Pela aba Cortes, também é possível mover o cursor para recortar parte da estrutura em cada sentido, nos 3 eixos (X, Y, Z):
Colaborador: Eng.° André Kirsten
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.