Com o objetivo de facilitar a exibição em planta baixa dos elementos lançados no projeto, a ferramenta de configuração Plantas adicionais gera, de forma automática, plantas independentes de acordo com a rede ou sub-rede configurada. Além disso, também é possível incluir estas plantas adicionais nas pranchas de impressão, conforme será mostrado neste artigo.
Como apresentar apenas uma das redes do projeto através das plantas adicionais?
Para realizar a configuração, siga os procedimentos indicados a seguir:
- Acessar o menu Arquivo – Configurações;
- No diálogo Configurações, selecionar a aba Hidráulico (exemplo);
Para configurar as plantas adicionais para a disciplina Fiação, seguir as orientações do artigo Gerando plantas adicionais de luz e força. |
- Selecionar Preferências – Exibição;
- Em Plantas adicionais alterar para Sim as opções das redes desejadas. Neste exemplo, Rede de água fria, água quente e alimentação, conforme imagem abaixo.
- Clicar em OK.
Feito isso, as plantas adicionais já estarão disponíveis na janela de Edificações. Para visualizá-las, acesse a aba Elementos, grupo Acessar. A imagem abaixo demostra um exemplo das plantas adicionais referente à rede água fria:
Como gerar pranchas provenientes das plantas adicionais?
Ao utilizar o comando Gerar Prancha, descrito no artigo Como gerar pranchas no QiBuilder, serão apresentadas as opções de Plantas adicionais, conforme imagem abaixo. Portanto, selecione as Plantas adicionais desejadas para a geração de prancha e clique em OK.
Além disso, você pode optar por inserir as Plantas adicionais em uma prancha/desenho já criado.
Para isso, deve-se:
- Acessar o Gerenciador de arquivos na aba Elementos, grupo Acessar;
- Clicar duas vezes numa prancha/desenho localizada na janela do Gerenciador de arquivos;
- Acessar a ferramenta Inserir do projeto na aba Elementos, grupo Detalhamentos;
- No diálogo apresentado, selecionar as plantas adicionais desejadas, conforme imagem abaixo, e clicar em OK.
Com os procedimentos descritos neste artigo será possível gerar plantas independentes que poderão ser destinadas para as pranchas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.