Colunas

Exemplo: Ligação de dois tubos na base do tubo de queda em diferentes elevações

Atualmente, as ligações com os tubos de queda do projeto Sanitário são realizados apenas em planta baixa, dificultando o lançamento de dois tubos de um mesmo pavimento ao mesmo tubo de queda em diferentes elevações. Por esta razão, foi criada esta série de artigos com exemplos de como lançar dois tubos em um mesmo tubo de queda em diferentes situações.

Observação: Vale destacar que este artigo aborda a ligação de dois tubos no mesmo tubo de queda, portanto a ligação de três ou mais tubos podem não ser possíveis usando estes mesmos passos. Uma alternativa seria unir os ramais para que cheguem, no máximo, dois condutos para conectarem no tubo de queda.

Existem diferentes situações em que dois condutos podem ser interligados em um mesmo tubo de queda. Os artigos abaixo abordam cada uma destas situações:

  • Exemplo: Ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda em diferentes elevações
  • Exemplo: Ligação de dois ramais na base do tubo de queda em diferentes elevações

Exemplo: Ligação de dois ramais na base do tubo de queda

Em um mesmo pavimento, quando dois tubos de esgoto (condutos) são conectados em um mesmo tubo de queda (coluna), ocorre a situação ilustrada na figura abaixo, em que as duas tubulações se conectam na mesma elevação. Além disso, não existe uma peça no cadastro padrão do programa, nem nos catálogos das principais marcas, que seja adequada para esta situação.

Neste caso, será mostrado uma maneira de conectar o ramal do vaso sanitário no tubo de queda, utilizando um " sanitário", e em uma elevação mais abaixo, será lançado um "Joelho de 90º" para o coletor predial que ligará na caixa de passagem, como mostra a imagem abaixo:



Preparação

Antes de realizar os próximos procedimentos deste artigo, deve-se aplicar inclinação dos tubos sanitários, conforme abordado no artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.


Lançamentos

Inicialmente, ambos os tubos (ramal do vaso e coletor predial) serão conectados na mesma elevação no tubo de queda, como mostra a imagem abaixo:

Como a inclinação dos tubos já foi aplicada na fase de "Preparação" deste artigo, deve-se conferir qual é a posição e a elevação em que ambos os tubos estão conectados no tubo de queda:

  • Selecione o tubo de queda no desenho;
  • Acesse a janela de Propriedades na lateral direita do programa;
  • Confirme se na caixa superior da janela propriedades está selecionada a opção "Coluna (1)";
  • Observe e anote os valores X,Y e Z da posição da coluna.


Observação: Para acessar as propriedades de uma coluna/conexão e conferir a posição X, Y e Z, siga os mesmos passos indicados no artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada.

Conhecendo a elevação da coluna, sabemos que nesta posição será definida a peça "Tê sanitário", que receberá o ramal do vaso sanitário, então o "Joelho 90°" deverá estar em uma elevação inferior:

  • Lance uma nova conexão na metade do coletor predial, que vai pra caixa de passagem;
  • Defina a peça "Joelho 90 - coluna - 100 mm", conforme artigo Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder;


Observação: O posicionamento da simbologia das peças ficará rotacionado inicialmente, mas devem se posicionar corretamente no final do procedimento. Se desejar, é possível trabalhar com a simbologia das peças "soltas" permitindo a rotação manual destas, seguindo o procedimento ensinado no artigo Como rotacionar manualmente uma peça sanitária?.

  • Na coluna (tubo de queda) defina a peça "Tê sanitário - coluna - 100 mm - 100 mm", conforme artigo Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder;

Neste exemplo, considerando as dimensões do tê e do joelho, informadas em catálogos técnicos, será adotado uma distância de 24 centímetros entre as duas peças, logo, o joelho de 90° será lançado na elevação Z = -42 cm.

  • Com as duas peças definidas, selecione o joelho de 90° e altere a posição Z para -42;
  • Em seguida, altere a posição X e Y para os mesmos valores X e Y do tubo de queda;

  • Com estas alterações, as duas peças ficarão sobrepostas, como mostra a imagem abaixo:

Na visualização 3D do projeto, o lançamento estará conforme a imagem abaixo:

Com o procedimento mostrado neste artigo, será possível fazer a ligação de dois tubos na base do tubo de queda.