Tubos

Exemplo: Lançamento de trecho vertical no croqui sanitário (em planta)

Atualmente, os lançamentos do projeto Sanitário são realizados apenas em planta baixa. Por este motivo, quando lançado um trecho de tubo no sentido vertical, não é possível definir as peças nas conexões de suas extremidades, isto porque estas conexões estariam sobrepostas.
Com o objetivo de contornar esta situação, foi criada esta série de artigos composta por exemplos de lançamento de tubos verticais no projeto Sanitário, compreendendo também a definição das peças necessárias.
Observação:  Estes artigos se aplicam ao lançamento de condutos verticais do projeto Sanitário, mas não são aplicáveis quando se deseja conectar mais de um conduto em uma mesma coluna, em alturas diferentes. Para esta segunda situação, recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda em diferentes elevações.
  1. Exemplo: Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação);
  2. Exemplo: Lançamento do desvio entre a calha e a coluna pluvial;
  3. Exemplo: Lançamento de trecho vertical no croqui sanitário (em planta) (Presente artigo).

Lançamento de trecho vertical no croqui sanitário

Em projetos em que o terreno não é totalmente nivelado, pode ser necessário efetuar um desnível da rede de esgoto, ou seja, lançar um trecho de tubo vertical. Neste artigo, será exemplificado o lançamento de um tubo na vertical de comprimento igual a 100 cm. 
Em resumo, será preciso definir 2 peças, antes de posicioná-las uma abaixo da outra. Neste exemplo serão adotados 2 joelhos de 90°.
  1. Inicialmente, lance um tubo entre duas conexões, sendo que uma destas deve estar na coordenada em o tubo vertical irá subir/descer;
  1. Defina uma peça de "Joelho 90°" em cada uma das conexões (Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder);
Observação:  Caso a peça padrão do programa " Joelho 90 desce" ou " Joelho 90 sobe" não fique posicionada da melhor maneira, pode-se criar uma nova peça sem posicionamento automático da simbologia. Com isso, será possível rotacionar a simbologia da peça livremente ( Como rotacionar manualmente uma peça sanitária?).

  1. Com o comando "Rotacionar" é possível posicionar o Joelho 90º, para que fique representado como desejado (Como rotacionar manualmente uma peça sanitária?).

  1. Agora que ambas as peças estão definidas, pode-se posicioná-las uma abaixo da outra. Para isso, será necessário alterar as coordenadas X e Y de uma.
Observação:  Neste exemplo, o joelho da direita será movido para a mesma posição do joelho da esquerda, mas com um desnível de 100 cm.
  1. Portanto, selecione um dos joelhos;
  2. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  1. Na janela de Propriedades, selecione "Conexão";
  2. Tome nota dos valores das coordenadas X e Y;
  1. Agora acesse as propriedades do outro joelho, seguindo os mesmo passos anteriores;
  1. Insira o valor das coordenadas X e Y anotados anteriormente;
 
Perceba que ao preencher com o mesmo valor, ambas as conexões deverão ficar na mesma posição no desenho. Ao aplicar um zoom, a representação ficará como apresentado abaixo.
Ao gerar a Visão 3D (funcionalidade com procedimento detalhado no artigo Visualização 3D), o resultado é o apresentado abaixo.
 
 
Na planta baixa do detalhamento realista (funcionalidade com procedimento detalhado no artigo Exibição do detalhamento realista no ambiente da plataforma AltoQi Builder) a representação será a apresentada abaixo.
 

 
Realizando os procedimentos deste artigo, será possível efetuar o lançamento de tubos verticais do projeto Sanitário, permitindo a definição de ambas as peças das suas extremidades.