Colunas

Por que o trecho vertical da coluna sanitária não é exibido na visão 3D?

Com o intuito de agregar ainda mais qualidaderealismo e transparência aos elementos lançados em seu projeto na plataforma AltoQi Builder, é possível entregar um detalhamento realista, gerado a partir de uma planificação do que é mostrado na visualização 3D. Ou seja, o detalhamento realista e o 3D são interligados.

Por vezes, ao gerar o detalhamento realista ou visualizar o 3D, pode ser que algum elemento não seja exibido ou exibido parcialmente. Para solucionar algumas dessas situações que ocorrem na plataforma AltoQi Builder, criamos os artigos:

  • Por que alguns tubos não são exibidos no detalhe na forma bifilar realista?
  • Por que alguns tubos não são exibidos no detalhe isométrico na forma bifilar realista?
  • Por que o trecho vertical da coluna sanitária não é exibido na visão 3D?

Há casos em que ao gerar a visão 3D o trecho vertical da coluna sanitária não é exibido, ou é exibido parcialmente. Neste artigo serão descritas as prováveis soluções para os casos em que isto ocorre.

As soluções serão separadas de acordo com o tipo da visão 3D gerada:


Visão 3D geral

No AltoQi Builder, o elemento coluna é equivalente a uma conexão. Então, para que seja gerado o conduto entre os pavimentos, deve-se garantir que o elemento coluna esteja lançado nestes pavimentos e que elas estejam ligadas entre si.

A verificação da ligação de uma coluna com os pavimentos adjacentes pode ser facilmente realizada na própria planta baixa do croqui de projeto "Sanitário", identificando a presença de setas para cima ou para baixo, como ilustra a imagem abaixo.



Observação: Se as setas mostradas na imagem acima não estiverem aparecendo, ainda existe a possibilidade de elas estarem desativadas. Para ativá-las acesse o menu Arquivo - Configurações - Sanitário - Exibição - Condutos entre pavimentos - Indicar em planta, e defina como " Sim".

Se as colunas já estão lançadas, porém não estão interligadas (sem as setas mostradas na imagem acima), recomendamos o uso do comando "Ligar pavimentos", conforme já demonstrado no artigo Ligando as colunas entre os pavimentos.


Visão 3D do pavimento

Se o trecho vertical da coluna sanitária não estiver sendo apresentado na Visão 3D do pavimento, realize as mesmas verificações indicadas acima para a Visão 3D Geral. Além disso, proceda com os seguintes passos:

  • Acesse o menu ARQUIVO - Configurações - Sistema - Visão 3D;
  • Verifique os campos "Extensão acima do pavimento (cm)" e "Extensão abaixo do pavimento (cm)", conforme a imagem abaixo:

Os valores destes campos são padronizados em 50 cm, porém isto pode fazer com que o trecho vertical da coluna não seja apresentado.

Com as verificações recomendadas nestes artigo, é possível entender por quê o trecho vertical de uma coluna não está sendo apresentado na visão 3D.