A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material. Nesta série de artigos, demonstrarei como realizar o cadastro de elementos genéricos e metálicos e como utilizá-los em estruturas de concreto armado.
- Como cadastrar elementos genéricos?
- Como lançar elementos genéricos?
- Como lançar elementos metálicos?
- Como lançar pilares genéricos nascendo sobre pilares de concreto
- Como inserir fundações para pilares genéricos? (este artigo)
- Influência de elementos genéricos na estrutura
- Como obter os esforços de elementos genéricos?
No artigo Como lançar pilares genéricos nascendo sobre pilares de concreto é demonstrado o procedimento que deve ser feito para conectar adequadamente um pilar genérico ou metálico sobre um pilar de concreto padrão do Eberick.
No caso de um pilar genérico que nasce sobre um pilar de fundação em concreto, o procedimento torna-se mais simples, sem a necessidade de adotar barras rígidas entre estes elementos.
Para isso, é necessário que o pilar genérico esteja lançado no pavimento onde haverá a fundação e então acessar o comando "Lançamento - Pilares - Converter em pilares de fundação" e selecionar o pilar genérico:
Após escolher o tipo de fundação (bloco, sapata ou tubulão) e informar os demais dados de lançamento (como vínculo de apoio, altura do arranque ou profundidade), o programa criará a fundação como "Pilar de fundação genérico", por exemplo:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.