Colunas

Exemplo: Ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda em diferentes elevações

Atualmente, as ligações com os tubos de queda do projeto Sanitário são realizados apenas em planta baixa, dificultando o lançamento de dois tubos de um mesmo pavimento ao mesmo tubo de queda em diferentes elevações. Por esta razão, foi criada esta série de artigos com exemplos de como lançar dois ramais em um mesmo tubo de queda.

Observação:  Vale destacar que este artigo aborda a ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda, portanto a ligação de três ou mais ramais continuam não sendo possível. Uma alternativa seria unir os ramais para que cheguem apenas dois condutos no tubo de queda.

Existem diferentes situações em que dois condutos podem ser interligados em um mesmo tubo de queda. Os artigos abaixo abordam cada uma destas situações:

  • Exemplo: Ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda em diferentes elevações;
  • Exemplo: Ligação de dois tubos na base do tubo de queda em diferentes elevações.

Exemplo: Ligação de dois ramais no mesmo tubo de queda em diferentes elevações

Em um mesmo pavimento, quando dois ramais de esgoto (condutos) são conectados em um mesmo tubo de queda (coluna), ocorre a situação ilustrada na figura abaixo, em que os dois ramais se conectam na mesma elevação. Além de que não existe uma peça no cadastro padrão do programa, nem nos catálogos das principais marcas, que poderia ser definida nesta conexão criada entre os 4 condutos.

A fim de contornar tal situação e lançar cada ramal em uma elevação diferente, permitindo definir diferentes peças em cada elevação, pode-se lançar um desvio de prumada neste pavimento e conectar um ramal em cada coluna do desvio. Em seguida, uma das colunas será posicionada exatamente na mesma posição que a outra, porém em elevação diferente.

Como exemplo, será utilizado a situação ilustrada na figura abaixo, onde o objetivo é conectar os dois ramais dos vasos sanitários no mesmo tubo de queda (TQ). Para facilitar a compreensão dos procedimentos, os vasos e seus respectivos ramais serão numerados como 1 e 2, conforme indicado na figura abaixo:

É importante perceber que no tubo de queda (TQ-6) existe uma seta verde apontando para baixo, indicando que ele está interligado apenas com o pavimento de baixo. Caso este TQ estivesse interligado com o pavimento de cima, seria necessário acessar o pavimento a cima e remover o TQ em questão, para que não existisse mais esta ligação entre os pavimentos.


Preparação

Antes de realizar os próximos procedimentos deste artigo, deve-se aplicar inclinação dos tubos sanitários, conforme abordado no artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.


Lançamentos

Visto que o Vaso 1 está mais próximo do TQ-6, então o Ramal 1 será mais curto e, consequentemente, deverá se conectar em um nível mais elevado que o Ramal 2. Portanto uma nova coluna (TQ) deve ser lançada no Ramal 1 conforme os passo a seguir:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Coluna e clique no comando Coluna;

  • Lance esta coluna em qualquer posição ao longo do Ramal 1. Neste artigo a nova coluna (TQ-7) foi lançada exatamente na metade do ramal;

  • Para que a coluna TQ-7 tenha o mesmo nome da coluna TQ-6, deve-se alterar a "continuidade" nas propriedades de cada uma, conforme indicado no artigo Desvio na prumada de uma coluna sanitária. Assim, será possível que ambas as colunas fiquem com o nome TQ-6;

  • Acesse o pavimento imediatamente acima, e lance uma nova coluna (TQ) exatamente na mesma posição que a primeira coluna TQ-6 do pavimento abaixo.
Observação: Para visualizar os lançamento do pavimento abaixo, deve-se ativar as referências externas como aborda o artigo Compreendendo o funcionamento das referências externas.

  • Dê um duplo-clique sobre o texto "TQ-5" da coluna para trocar a sua numeração, deixando-a com o mesmo nome usado no pavimento abaixo ("TQ-6");

  • Ligue esta nova coluna (TQ) com a coluna (TQ) do pavimento abaixo que foi lançada na metade do Ramal 1. Para tal, use o comando "Ligar pavimentos", como demonstra o artigo Ligando as colunas entre os pavimentos;

Após ligar as colunas, é recomendado gerar uma visão 3D para conferir se o programa criou um tubo até a coluna (TQ) que foi lançada no Ramal 1. A imagem abaixo ilustra a situação até este momento.

Observação: A geração de uma visão 3D de apenas um detalhe, pode ser realizada seguindo os passos do artigo Como gerar a visão 3D de apenas um detalhe?.
 

  • Voltando ao pavimento onde estão lançados os dois ramais, pode-se remover a indicação de uma das colunas (TQ-6), visto que será feita a sobreposição das duas nos passos seguintes;

  • Defina as peças pendentes e posicione a simbologia destas imaginando como se elas já estivessem na posição final de lançamento;
Observação:  Vale lembrar que na fase de preparação, no início deste artigo, foi indicado que as peças que seriam utilizadas neste lançamento deveriam ter suas simbologias destravadas, conforme ensina o artigo Como rotacionar manualmente uma peça sanitária?. Este artigo será útil para possibilitar o posicionamento manual das simbologias.

  • Com as peças definidas e as simbologias posicionadas como desejado, selecione a Coluna que está ligada com o pavimento abaixo e tome nota dos valores das ordenadas X e Y;
Observação: Para acessar as propriedades de uma coluna/conexão e conferir a posição X e Y, siga os passos indicados no artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada.

  • Com o valor de Z observado na imagem acima, pode-se concluir que os dois ramais dos vasos estão chegando no Tubo de Queda (TQ-6) na elevação Z = -21.768 cm. Então, devemos alterar a elevação Z da coluna posicionada na metade do Ramal 1, preenchendo com este mesmo valor anotado;

  • Altere a elevação Z da coluna onde será o tubo de queda (TQ-6), o valor a ser preenchido deve ser o valor inicialmente anotado (-21.768) e, considerar o comprimento do tubo que será responsável pela distância entre os dois Tês. Neste exemplo vamos considerar 15 cm, consequentemente o Z a ser preenchido será (-36.768);

  • As demais peças do Ramal 2 também deverão ter suas elevações Z diminuídas em 15 cm. Neste exemplo só existe o vaso sanitário, que inicialmente estava em Z = -20, e passou a ficar em Z = -35 cm;

  • Por fim, altere os valores de X e Y da Coluna que está posicionada na metade do Ramal 1, preenchendo com os mesmos valores de X e Y, que foram anotadas anteriormente;

Após estes procedimentos, a visualização realista deve ficar conforme mostrado na imagem abaixo.

Observação: A visualização em detalhamento bifilar realista pode ser gerada conforme ensina o artigo Exibição do detalhamento realista no ambiente da plataforma AltoQi Builder.
 

Na visão 3D, o resultado ficará conforme imagem abaixo.

A partir dos procedimentos indicados neste artigo, será possível efetuar a ligação de dois ramais de um mesmo pavimento no mesmo tubo de queda.