Para utilizar os programas AltoQi com o modelo de proteção por software (RMS), a chave de ativação (EID) que libera o acesso ao programa fica vinculada ao computador em questão. Portanto, não é possível utilizar a mesma chave de ativação (EID) em mais de um computador de forma simultânea. Apenas licenças especificas para utilização em rede podem ser utilizadas em diversas máquinas de forma simultânea, quando os computadores estão na mesma rede local (LAN) solução que atende as necessidades de uso para órgãos públicos.
Quando for necessário utilizar o programa em alguma máquina distinta da qual o programa está ativo é necessário revogar a licença, após a revogação a chave de ativação (EID) ficará liberada para ser reativada em outro computador.
Quando é necessário revogar a licença?
Existem algumas ocasiões onde se faz necessário a revogação da licença.
- Utilizar o programa em outro computador.
- Realizar alguma manutenção no computador onde o programa está instalado. Neste caso, deve ser realizada a revogação, principalmente, nas manutenções onde o sistema operacional será reinstalado.
Revogando a licença
Para revogar a licença é necessário seguir alguns passos, estes são descritos abaixo.
- Para revogar a licença o seu computador deve estar conectado na internet;
- A revogação deve ser feita para o programa desejado. Exemplo, para revogar o Eberick e o QiBuilder o processo deve ser realizado com o LicenseRevoke de ambos os programas.
- Acesse a pasta onde o programa foi instalado, geralmente localizados em C:\Program Files\AltoQi\Programa em questão;
- Acesse a subpasta RMS;
- Execute o arquivo LicenseRevoke, conforme indicado na imagem abaixo;
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Ao iniciar a revogação da licença do programa, o executável busca pelo arquivo de licença e identifica a chave de ativação EID correspondente àquele arquivo;
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Confirmando a chave de ativação EID, basta clicar em Avançar para dar início à revogação da licença;
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Ao final, é apresentado o código de solicitação da revogação (RID) e a licença é desativada, ficando liberada para ser reativada em outro computador;
- Se o aplicativo LicenseRevoke for executado com um produto em aberto, seu uso é zerado e o programa aberto apresenta erro de conexão;
- Para reativar a licença basta inserir a sua chave de ativação (EID) durante a inicialização do programa.
Códigos de erro
Neste processo de revogação, podem ser identificados alguns dos seguintes erros:
Erro: Não foi possível efetuar a conexão com a Internet.
Este erro é apresentado quando não foi identificada nenhuma conexão com a internet. Neste caso verifique sua conexão e tente novamente.
Erro 202: Error revoking by permission ticket.
Este erro é apresentado quando o EID encontrado não está associado ao computador que está solicitando a revogação. Neste caso, certifique-se de que a licença foi ativada no mesmo computador que está sendo solicitada a revogação.
Erro 652: Revocation is not allowed. The entitlement already has a pending revocation must be completed first.
Este erro é apresentado quando um procedimento de revogação executado anteriormente foi interrompido com algum problema durante sua execução.
Erro 653: Revocation is either complete or revocation proof is already uploaded.
Este erro é apresentado quando o EID encontrado já foi revogado anteriormente.
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