Por vezes pode ser necessário unificar duas vigas no Eberick, de modo a adequar o seu lançamento. Neste artigo mostrarei como unificar as vigas nas situações mais comuns de lançamento.
Caso 1
Criar continuidade entre trechos de viga, de modo que o detalhamento também seja contínuo e não seja interrompido no apoio intermediário.
Para unificar as vigas, basta efetuar o seguinte procedimento:
- Lançamento - Vigas - Unificar (Botão
);
- Clique na viga V1 e em seguida na viga V2;
- Para finalizar tecle Enter.
Caso 2
Unificar trechos de viga que estão separados por um nó, de modo a evitar erros de dimensionamento como o Erro A11 - Largura de apoio insuficiente em vigas.
Para unificar estas vigas, basta efetuar o mesmo procedimento descrito para o Caso 1. Sendo possível ainda deletar o nó remanescente selecionando-o e pressionando a tecla Del. Alternativamente, você pode seguir o procedimento abaixo:
- Acesse o comando Lançamento - Barras e nós - Remover nós (Botão
);
- Selecione o nó e tecle Enter.
Ainda em tempo, cabe destacar que o programa gera um único elemento após a unificação, mantendo o nome do primeiro elemento selecionado. O comando permite unificar apenas elementos do mesmo tipo, não sendo permitido, por exemplo, unificar viga com parede de reservatório ou parede de reservatório com parede de contenção.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.