Lajes

Como lançar rampa?

O lançamento de rampas (lajes inclinadas) no AltoQi Eberick é um procedimento relativamente simples, mas que exige alguns cuidados para que os apoios do elemento sejam identificados adequadamente. Em vista disso, criamos este artigo com o intuito de mostrar um procedimento generalizado para lançar rampas. O arquivo de projeto.prj utilizado estará disponível no final deste artigo. 

 

Definição do contorno da rampa

A definição do contorno de uma rampa é análoga à definição do contorno de um lance de escadas. Para o inicio e fim da rampa, deve-se definir os apoios superiores e inferiores nos níveis correspondentes, utilizando-se de vigas ou barras planas. Cabe destacar que, assim como lances de escadas, rampas devem estar definidos por um plano único, ou seja, as barras/vigas no croqui superior devem ser exatamente paralelas às do croqui inferior. Caso contrário, o Erro L19 - Impossível definir um plano será emitido.

Para a definição do plano inclinado podem ser utilizadas vigas inclinadas, através do comando Guia Lançamento - Vigas - Viga inclinada (Botão ), ou barras inclinadas, por meio do comando Guia Lançamento - Barras e nós - Barra inclinada (Botão ), sendo que, para as barras, existindo uma arquitetura de referência para o lançamento da rampa, elas serão inseridas de forma automática ao término do lançamento. Desta forma, este artifício será adotado em nosso exemplo.

Lançamento da rampa

Para dar início ao lançamento, acesse o croqui do pavimento "Superior", e execute o comando Guia Lançamento - Lajes - Rampa (Botão ). Como primeira linha, selecione o eixo da viga a qual servirá de apoio superior para a rampa. Como referências laterais, selecione as linhas internas da arquitetura:

   

Ao tentar selecionar a viga V1, possivelmente o programa identificará mais de uma seleção, bastando apenas escolher a seleção correspondente ao Trecho V1. Isto é importante para evitar que o apoio da rampa fique inadequado.

  

Na janela que será aberta ao término das seleções, mantenha a largura das barras zerada.

  

Ao confirmar esta janela, o croqui será trocado para o croqui do pavimento Térreo, para que seja definido o apoio inferior da rampa. Sendo assim, selecione a viga V4:

 

Neste momento, o programa retorna ao croqui do pavimento "Superior" onde é possível verificar o lançamento da rampa. 

 

Ainda em tempo, cabe destacar que o AltoQi Eberick não permite o lançamento de rampas que atravessem pavimentos principais. Dessa forma, o lançamento deve estar contido entre dois pavimentos principais adjacentes, sendo possível também criar níveis intermediários para que sirvam de apoio à rampa.

Download:

Exemplo.prj