O dimensionamento de sapatas no Eberick é um processo iterativo que compreende etapas distintas, de modo a garantir que as verificações necessárias, como pressão admissível, deslizamento e tombamento, sejam atendidas. Nesta série, será mostrado o processo de dimensionamento de sapatas centradas no programa.
- Como é feito o dimensionamento de sapatas?
- Verificação da pressão admissível para sapatas
- Erro D68 - Deslizamento
- Erro D67 - Tombamento
- Dimensionamento da armadura para sapatas
Verificação ao tombamento
Quando há momentos atuantes na sapata, deve-se verificar o tombamento comparando o momento aplicado com o momento resistido pela sapata, de acordo com suas características de massa e geometria. Essa relação deve ser maior que um coeficiente de segurança, adotado no Eberick como sendo 1.5.
Assim sendo, deve-se, em primeiro lugar, descobrir o momento resistente da sapata. Para isso, considera-se toda a carga aplicada no centro de gravidade da sapata. A carga aplicada na sapata a ser considerada consiste dos carregamentos obtidos na análise do pórtico somados ao peso da sapata e do solo.
O momento resistente é então o produto do centro do centro de gravidade pela carga aplicada na sapata para dada direção, e verifica-se em relação ao momento atuante. Caso uma dessas relações não seja garantida, é emitido o Erro D67 - Tombamento.
![]() |
e | ![]() |
Erro D67 - Tombamento
- Reduzir os momentos fletores aplicados sobre a fundação: reduzir o valor de é a maneira mais direta de validar essa verificação. Isso pode ser feito com algumas alterações na concepção da estrutura, seguindo os mesmos preceitos sugeridos pela série de artigos Como reduzir a armadura de pilares. Adotar vínculos de fundação não criem momentos na base também se torna interessante.
- Aumentar a profundidade da sapata: alterando o valor de df na janela de lançamento da sapata, é possível considerar uma sapata mais profunda. Isso aumenta o peso de solo sobre ela, aumentando o seu momento resistente
- Aumentar a área da sapata: aumentar a área da sapata manualmente, na janela de dimensionamento, aumenta o peso de solo sobre ela, o que também contribui para seu momento resistente.
Uma vez verificada ao tombamento, a sapata deve ainda ter sua armadura dimensionada, assunto abordado no próximo artigo da série, Dimensionamento da armadura para sapatas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.