Fundações

Dimensionamento da armadura para sapatas

O dimensionamento de sapatas no Eberick é um processo iterativo que compreende etapas distintas, de modo a garantir que as verificações necessárias, como pressão admissível, deslizamento e tombamento, sejam atendidas. Neste artigo, será mostrado o processo de dimensionamento da armadura para sapatas.

Dimensionamento da armadura para sapatas

Para dimensionar as sapatas, o programa precisa definir quais são os momentos aplicados na seção da aba. Esses momentos diferem dos momentos no topo da sapata pois são causados pelas pressões presentes no solo quando este é solicitado. Para calcular o momento resultante, é estabelecida uma superfície de corte na sapata, que é usada como referência para o braço de alavanca no cálculo.

 

Como explicado nos artigos anteriores da série, os carregamentos da sapata dão origem a um plano inclinado de pressões na sua base. A resultante de momentos desse plano em relação à seção de corte é equivalente a soma do momento causado por cada região de pressão (representada em roxa na figura acima) na sapata. De maneira mais formal, podemos escrever para o momento na direção B:

A mesma expressão é válida para MH, observados os braços de alavanca corretos. Aqui, é importante notar que esta expressão é válida apenas para valores positivos de σ. Como os valores negativos não contribuem para os momentos na aba da sapata, considerá-los na conta implicaria em um valor menor de momento, o que pode ser contra a segurança.

Para contornar isso, o cálculo do Eberick é feito de maneira discreta: a sapata é representada por uma grelha, cujos espaços são associados a valores de pressão de acordo com a distribuição de pressão da fundação. Feito isso, a parcela de cada uma dessas regiões é contabilizada separadamente, de modo que se chega a uma aproximação muito boa do valor final. As regiões de pressão que possuam valores negativos serão desconsideradas no cálculo do memento.

O momento é portanto calculado para ambas as direções da sapata. Perceba que uma das abas será sempre mais crítica para cada direção. É o valor do momento nessa aba que será considerado no dimensionamento. A área de aço pode ser definida como: