Fundações

Erro D68 - Deslizamento

O dimensionamento de sapatas no Eberick é um processo iterativo que compreende etapas distintas, de modo a garantir que as verificações necessárias, como pressão admissível, deslizamento e tombamento, sejam atendidas.

Verificações ao deslizamento

Como as sapatas são assentadas sem nenhum tipo de ancoragem no solo, é importante que seja verificada sua capacidade de deslizamento. Esta verificação tem como objetivo garantir que, mesmo aplicadas forças horizontais na sapata, ela se manterá imóvel em relação ao solo.

Em linhas gerais, esse processo se baseia em calcular uma força horizontal resistente FR, denotada na figura abaixo pelas tensões em vermelho. Caso o quociente entre essas forças respeite o fator de segurança, configurado como 1.5 no programa, a verificação é validada. O cálculo de FR irá variar de acordo com o tipo de solo sobre o qual está assentada a sapata.

 

Solos coesivos

Para solos coesivos, a resistência do conjunto solo-sapata ao deslizamento é função da coesão do solo e da área da sapata:

onde:

Se o valor de FR for maior que a carga aplicada FH, resultante das cargas horizontais em B e H na fundação, o deslizamento não ocorre. Caso contrário, a sapata deverá ser redimensionada.

 

Solos arenosos

Para solos arenosos, a resistência do solo ao deslizamento é calculada em função da carga vertical aplicada na sapata e do ângulo de atrito do solo:

 

, onde:

 

 

Erro D68 - Deslizamento

Quando o quociente de forças não respeitar o fator de segurança, é emitido o Erro D68 - Deslizamento. Essa mensagem pode ser contornada de algumas maneiras diferentes, aumentando o valor de FR, ou diminuindo FH

  • Reduzir as cargas horizontais aplicadas sobre a fundação: reduzir o valor de FH é a maneira mais direta de validar essa verificação. Isso pode ser feito com algumas alterações na concepção da estrutura, como explicado no artigo Cargas horizontais nas fundações
  • Aumentar a profundidade da sapata: alterando o valor de df na janela de lançamento da sapata, é possível considerar uma sapata mais profunda. Isso tende a diminuir as cargas horizontais nela presentes, além de aumentar o peso de solo sobre ela, o que é interessante no caso de solos arenosos
  • Aumentar a área da sapata: no caso de solos arenosos, aumentar a área da sapata manualmente, na janela de dimensionamento, aumenta o peso de solo sobre ela. Já para solos coesivos, a sua área interfere diretamente na resistência da sapata.

Verificado o deslizamento, o programa passa às verificações de tombamento. Veja o artigo, Erro D67 - Tombamento.