Peças

É preciso definir uma peça (luva/união) na coluna que liga dois pavimentos adjacentes?

Nos módulos Hidrossanitário, Incêndio e Gás, a tubulação passa de um pavimento para outro através da ligação entre duas colunas, que pode ser efetuada pelos comandos "Copiar colunas" ou "Ligar pavimentos", como já ensinado anteriormente nos artigos elencados abaixo:

  • Como copiar colunas para outros pavimentos
  • Ligando as colunas entre os pavimentos

Em um segundo momento, serão apresentadas nestas colunas a indicação "conexão sem peça associada", que será solucionada apenas após a definição de uma peça pelo usuário.

Observação: Para compreender o significado da indicação de triângulo amarelo acima mencionada e na figura abaixo destacada, recomenda-se a leitura do artigo Indicação - Conexão sem peça associada.




Ao tentar definir uma peça para a coluna, o programa AltoQi Builder sugere opções do tipo "Luva", "União" e entre outras, como ilustrado na imagem a seguir.



Contudo, na prática, tem-se a possibilidade de um tubo contínuo atravessar a laje, passando de um pavimento para outro. Com isso, não seria necessário definir nenhuma peça.

Para este caso, a indicação de triângulo amarelo "Conexão sem peça associada" pode ser ignorada, de modo que o elemento representativo da coluna (ligação entre os pavimentos) não possua peça associada.

Observação: Vale ressaltar que as indicações de triângulo apresentadas pela plataforma AltoQi Builder não constarão nas pranchas, pois servem apenas para alertar o usuário enquanto este está trabalhando no projeto.