Fundações

Lançamento de fundações associadas

A associação de fundações corresponde a uma alternativa viável quando são previstas juntas de dilatação no projeto da edificação. Nesse caso, devido ao posicionamento de ao menos dois pilares muito próximos, o lançamento de fundações isoladas torna-se uma opção inadequada, visto que essas fundações podem acabar se sobrepondo. Para esses casos, recomenda-se o uso de fundações associadas, que consiste na adoção de apenas uma fundação para diferentes pilares.

Tomando como exemplo o lançamento abaixo, onde é prevista uma junta de dilatação entre os pilares P3 e P4. Nesse caso, não seria possível utilizar uma fundação para cada pilar, visto que haveria uma sobreposição das sapatas, situação impraticável em obra. 

Nessas situações, é recomendável a associação de pilares em uma única fundação. Para realizar esse lançamento, execute os seguintes procedimentos:

  • Acesse o pavimento fundações do projeto. 
  • Execute o comando Associar Fundações, através do menu Lançamento - Fundações - Associar (Botão associar_comando.png).
  • Selecione as fundações a serem associadas e confirme o comando com Enter

Após realizar a associação, as fundações apresentarão uma linha tracejada ligando os pilares de centro a centro, a qual indica que a associação foi concluída. Esta linha representa a barra rígida criada internamente pelo programa, por meio da qual os carregamentos dos pilares serão transmitidos para a fundação, sendo consideradas as excentricidades decorrentes das cargas e momentos diferenciais. Pelo croqui, também é possível notar que a representação gráfica das fundações é modificada, diferente da representação anterior, agora os contornos pontilhados que indicam o elemento de fundação serão unificados, assim como demonstra a imagem abaixo: 

Ao acessar a janela de dimensionamento de fundações, as sapatas recém associadas apresentam uma indicação  genérica SX-Y, em que S significa o tipo de fundação, para esse exemplo do tipo sapata e X e Y indicam a numeração dos pilares que foram associados. Assim como demonstra a imagem abaixo: 
O recurso de associação de fundações pode ser utilizado tanto para blocos como sapatas e tubulões. É necessário apenas que o elemento tenha sido lançado com o comando "Pilar de fundação", ou que o pilar tenha sido convertido pelo comando "Converter em pilares de fundação". Caso o elemento tenha sido lançado ou convertido para "Fundação", que se trata de uma fundação de geometria fixa do Eberick, não será permitido associar. Veja também: Como lançar fundações no Eberick?