Outros

Como encontrar informações para preenchimento do Quadro Resumo do Estado do Rio de Janeiro no módulo Incêndio do AltoQi Builder?

A partir do dia 01 de dezembro de 2018, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro passou a solicitar, para determinadas situações, a entrega de um Quadro Resumo preenchido com informações associadas ao projeto de incêndio, como consta no trecho citado abaixo.


Observação:  "Com base na Nota GAB/CMDO-GERAL 474/2018, publicada no Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 194, de 22 de outubro de 2018, a Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST) informa que, a partir de 01 de dezembro de 2018, os projetos, com as características abaixo descritas, passarão a tramitar nas Unidades do Corpo de Bombeiros."  Nas observações desta mesma página, destaca-se:  "2. Todos os projetos que tramitarão nas Unidades, a partir de 01 de dezembro, deverão ter o Quadro Resumo impresso na Prancha 01 ou na Planta de Situação. Após a entrada do processo, o requerente deverá carregar o Quadro Resumo, assinado pelo Responsável Técnico, utilizando o Portal do Requerente. O modelo do Quadro Resumo está disponível no Portal do Requerente."  O trecho acima foi retirado da página do CBMERJ a partir do material  Saiba como se regularizar . Acesse este link para saber quais os tipo de projetos que devem entregar este quadro resumo.

No presente artigo será abordado como encontrar as informações no módulo Incêndio da plataforma AltoQi Builder para preenchimento do Quadro Resumo.


Preenchimento do Quadro Resumo de acordo com as informações do Módulo Incêndio

Nem todas as informações solicitadas no Quadro Resumo são utilizadas pelo módulo Incêndio. Portanto, as informações que não forem destacadas a seguir, devem ser preenchidas pelo engenheiro projetista de acordo com a concepção do projeto e normativas regionais.


Reservatório/RTI

O quadro resumo é dividido em várias tabelas. A primeira tabela necessita do preenchimento de informações referentes aos reservatórios e à reserva técnica de incêndio (RTI), como ilustrado abaixo.



Localização, Volume do Reservatório e Volume da RTI

Para o preenchimento de informações às colunas LocalizaçãoVolume do Reservatório e Volume da RTI (Litros), acesse as propriedades do reservatório lançado no projeto de incêndio e verifique quais os dados definidos a cada campo, respectivamente.

O procedimento para acessar as propriedades do reservatório é semelhante ao apresentado para o reservatório de concreto no artigo Como configurar as dimensões de um reservatório de concreto?. A figura a seguir ilustra a consulta às propriedades de um reservatório superior lançado em um projeto, com destaque aos campos mencionados acima.



Tipo de sucção

Já as informações para preenchimento na coluna Tipo de sucção, são dependentes, sobretudo, da rede de sucção (trechos de tubo a montante da bomba hidráulica de incêndio) lançada pelo projetista.

Observação: Esteja atento às unidades de medida solicitadas no Quadro Resumo e aquelas fornecidas como resultado junto à plataforma AltoQi Builder, como é o caso dos volumes do reservatório.

Bomba(s) de incêndio

A segunda tabela do Quadro Resumo necessita do preenchimento de informações associadas à bomba de incêndio, como mostrado abaixo.



Tipo

Sobre o tipo de bomba, esta informação é dependente, sobretudo, da natureza das bombas lançadas pelo projetista.


Vazão (L/min) e Pressão (mca)

vazão e pressão de funcionamento da bomba poderão ser conferidas na janela Definir bomba e consultados os campos "Vazão de funcionamento" e "Altura de funcionamento", como ilustrado a seguir. Para acessar a janela Definir bomba, recomendamos seguir as indicações do artigo Como definir a bomba hidráulica?.



Observação:  Esteja atento às unidades de vazão. Na janela de definição da bomba, a vazão é apresentada em m³/h, enquanto que no Quadro Resumo esta deve ser preenchida em L/min.


Sistema de hidrantes

A terceira tabela do Quadro Resumo necessita do preenchimento de informações sobre o sistema de hidrantes, como ilustrado a seguir.



Risco

risco da edificação dependerá do projeto e das referências normativas a serem atendidas na região de localização do projeto de incêndio. Essa informação não é preenchida ou usada diretamente pelo programa AltoQi Builder nos projetos de hidrantes. Logo, o seu preenchimento fica a cargo do projetista.


Diâmetro da Tubulação de Sucção (mm) e Diâmetro da Tubulação de Recalque (mm)

Os campos Diâmetro da Tubulação de Sucção (mm) e Diâmetro da Tubulação de Recalque (mm) serão preenchidos de acordo com o diâmetro definido para os tubos lançados a montante (antes) e a jusante (após) a bomba hidráulica de incêndio.


Diâmetro da Mangueira (mm)

diâmetro da mangueira poderá ser verificado no cadastro do hidrante que foi lançado em seu projeto, como destacado na figura abaixo.

O artigo Como encontrar e modificar os dados de cálculo no cadastro de peças? ilustra os passos para localização das informações do grupo "Dados de cálculo" do cadastro de uma peça.



Tipo de esguicho 

Em relação ao tipo de Esguicho (fixo ou regulável), Para conferir se o tipo correto está sendo utilizado no projeto, é possível acessar a janela Itens Associados no cadastro do requinte, como ensina o artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?. Nesta janela é possível confirmar qual é o tipo de jato, que estará sendo informado na lista de materiais, como mostra a imagem abaixo:

O programa não considera a variação de diâmetro que se pode ter em um esguicho do tipo jato regulável, considerando apenas um diâmetro fixo que varia de acordo com a vazão e pressão no orifício. Portanto, os hidrantes de esguicho regulável do programa já possuem um diâmetro fixo adotado para satisfazer a vazão e pressão indicada pela norma nacional para os esguichos reguláveis. 

Em alguns estados, como São Paulo e Paraná, as vazões e pressões necessárias na saída do orifício são especificadas pelas normativas estaduais, sendo necessário realizar alguns ajustes antes do lançamento e dimensionamento do projeto como ensinam os artigos Como utilizar o módulo Incêndio de acordo com a IT n°22/2019 do Estado de São Paulo ou Como utilizar o Módulo Incêndio de acordo a NPT 022 do Estado do Paraná.


Hidrante de Recalque

O preenchimento do campo Hidrante de Recalque necessita da informação do tipo de hidrante, se este é simples ou duplo.

Por padrão, o programa possui cadastrados hidrantes simples. Contudo, para projetos em que há emprego de hidrantes duplo, tem-se a necessidade em realizar um ajuste no cadastro dos hidrantes. O artigo Exemplo: Cadastro de hidrante duplo ilustra o procedimento para cadastro de hidrante duplo na plataforma AltoQi Builder.


Demais informações

Ao fim do Quadro Resumo, há algumas tabelas sobre informações complementares do sistema de incêndio, como exibido abaixo.



Quadro de áreas

As áreas de cada pavimento podem ser obtidas através do comando "Medir contorno" localizado na aba Desenhos, grupo Ferramentas. Este comando permite você medir distâncias, e também lhe da a área. É possível fazer esta medição em cada pavimento, caso queira descobrir as áreas de cada um deles.



Sistema de proteção por chuveiros automáticos

Os bicos do chuveiros automáticos serão, por padrão, para baixo. Porém, também é possível lançá-los virados para cima (UP Right), como ensina o artigo Lançamento de sprinklers direcionados para cima (tipo "upright").

temperatura (°C) é inserida nas Propriedades da edificação que pode ser acessada conforme ensina o artigo Como acessar as propriedades da edificação?.

fator K dos Sprinklers podem ser conferidos no cadastro de peças, como indicado na imagem a seguir:

ExtintoresPortas de fogoCentral de geradores, e Sistema de detecção não são possíveis de serem lançados no projeto, apenas como símbolos ou textos indicadores. Portanto, dependerá da concepção do projeto e das escolhas do projetista. Assim como as demais informações da planilha que não foram citadas neste artigo.

Com as orientações descritas neste artigo é possível preencher os campos do quadro resumo referentes ao Módulo Incêndio do AltoQi Builder.