Pontos em geral

Como realizar lançamento de instalação embutida e aparente

Ao realizarmos um projeto de instalações elétricas e/ou de cabeamento devemos determinar se o lançamento da instalação será embutida ou aparente.

No AltoQi Builder, não existe diferença nos comandos utilizados e na filosofia de lançamento dos elementos ao realizarmos um destes dois tipos de projeto.

Neste caso o usuário deve ter o cuidado de utilizar peças que gerem uma lista de materiais adequada ao tipo de projeto que deseja realizar e deve atentar-se as ferramentas de captura e alturas utilizadas no lançamento dos pontos.

A seguir serão apresentados alguns exemplos de seleção e lançamento de peças.

1. Seleção das peças e condutos

A lista de materiais do projeto será formada pelos itens associados das peças utilizadas. Portanto, ao realizar o lançamento de uma lâmpada, um interruptor, uma tomada, um conduto, etc., deve-se verificar se a peça utilizada gerará a lista de materiais desejada.

Por exemplo, o programa disponibiliza peças nas classes "Biblioteca BIM - Elétrica", "Biblioteca BIM - Elétrica aparente Metálico" e "Biblioteca BIM - Elétrica aparente PVC".


Também disponibiliza diversos tipos de condutos.


ObservaçãoPara mais informações sobre a lista de materiais dos condutos recomendamos a leitura do artigo Lista de materiais de condutos

2. Lançamento das peças e condutos

Ao realizar o lançamento de pontos na parede temos 2 opções:

  • "Embutir" o ponto na parede:


Observação: Ao utilizar peças da classe "Biblioteca BIM - Elétrica", para embuti-las na parede devemos utilizar a ferramenta de captura Ponto paralelo, o valor 2.375 e informar a direção para dentro da parede.

  • "Sobrepor" o ponto na parede:


Observação: Ao utilizar peças das classes "Biblioteca BIM - Elétrica aparente Metálico" e "Biblioteca BIM - Elétrica aparente PVC", para sobrepo-las na parede devemos utilizar a ferramenta de captura Ponto paralelo, o valor 2 e informar a direção para fora da parede. Para visualizar um exemplo de lançamento de pontos em conduletes em uma instalação aparente recomendamos a leitura do artigo Lançando pontos em conduletes

Ao realizar o lançamento de pontos no teto recomendamos verificar a altura utilizada, por exemplo, para contabilizar a altura do forro.


Observação: Para configurar as alturas de lançamento recomendamos a leitura do artigo Configurando as alturas para o lançamento dos pontos

Com relação aos condutos, o seu posicionamento será determinado pelas conexões das suas extremidades. A forma de lançamento de condutos rígidos seguirá a mesma filosofia de lançamento de eletrocalhas e, portanto, recomendamos a leitura do artigo Como lançar eletrocalhas e suas conexões?

O lançamento das conexões dos condutos seguirá a mesma filosofia das conexões de eletrocalhas. Entretanto, no artigo Como lançar conduletes? é apresentado um exemplo específico deste lançamento.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível realizar o lançamento de um projeto com instalação embutida ou aparente.