Cargas

Como inserir cargas de escada sobre paredes de alvenaria estrutural?

Para que o Eberick realize a análise estrutural do edifício com um modelo representativo, é necessário que todas as ações que atuam sobre a estrutura sejam inseridas no seu projeto. Até o presente momento, a plataforma QiAlvenaria não aborda a inserção de níveis intermediários em pavimentos de alvenaria estrutural. Assim, não é possível definir o nível de apoio de patamares, sendo que o lançamento de escadas não é contemplado pelos programas.

Para que a a análise estrutural possa verificar todos os casos de dimensionamento, é preciso inserir as cargas provocadas pela escada na estrutura. A fim de obter os valores corretos deste carregamentos, podemos elaborar um modelo adicional e extrair suas reações, como indicado no artigo Como obter as cargas de apoio de escadas?.

Após definir o valor das cargas de apoio, é preciso inseri-las na forma de carregamentos lineares sobre as paredes e vigas da estrutura. Como cada projeto apresenta suas particularidades de concepção de escadas, os procedimentos abaixo são apresentados de forma genérica para atender a qualquer necessidade de lançamento destas cargas.

Cargas lineares sobre vigas

No caso da reação da escada, seja de patamar ou lance, atuar sobre uma viga, é necessário inseri-la na forma de carregamentos extras.

  • Dê um duplo clique sobre a viga de apoio à escada
  • No campo "Carga Extra", clique em "Editar"
  • Preencha a janela que se abre com as cargas correspondentes ao apoio, obtidas por meio do modelo de escada elaborado à parte.
    • Adicional (G1+G2)
    • Acidental (Q)

Observação: Neste passo, é importante considerar que cada valor de reação está associado à ação que o originou. Assim, mesmo não dispondo da escada em seu modelo, o programa poderá realizar as combinações de cálculo de acordo com os coeficientes normativos de ponderação e combinação para obter os esforços solicitantes.

  • Pressione OK em todas as janelas para confirmar o lançamento

Caso o elemento de escada se apoie apenas parcialmente sobre a viga, e não sobre todo seu vão, é possível dividir seus trechos utilizando o comando Adicionar nó (botão ), disponível na guia Lançamento, grupo Barras e nós, e inserir os carregamentos lineares apenas no trecho da viga correspondente ao apoio da escada.

Cargas lineares sobre paredes de alvenaria estrutural

As cargas de reações sobre paredes também serão inseridas na forma de carregamentos lineares equivalentes. 

ObservaçãoComo, até o presente momento, os pavimentos de alvenaria não possuem níveis intermediários, os carregamentos provenientes de patamares de escada também serão lançados no nível de topo das paredes.
  • Dê um duplo clique sobre a parede de alvenaria que apoio a escada
  • No campo Carga Extra, clique em Editar
  • Preencha a janela que se abre com as cargas correspondentes ao apoio, obtidas por meio do modelo de escada elaborado à parte. Da mesma forma que explicada anteriormente, as reações devem ser inseridas de acordo com as ações que as originaram
    • Adicional (G1+G2)
    • Acidental (Q)

  • Pressione OK em todas as janelas para confirmar o lançamento

Realizando os passos anteriores para todos os elementos que servem de apoio a escadas, seu projeto contemplará as ações de escadas essenciais para o dimensionamento de todas as peças estruturais, mesmo que os elementos componentes da escada não estejam presentes no modelo.