Na plataforma QiBuilder foi implementado o recurso de importação de modelos 3D. Porém, é possível que após a importação, o modelo 3D estrutural fique deslocado em relação aos lançamentos do QiBuilder.
A importação de modelos 3D pode ser realizada conforme descrito no artigo Como importar meu projeto estrutural para o QiBuilder?. |
O deslocamento pode ser na Vertical, quando os níveis ou alturas dos dois projetos não coincidem, ou Horizontal, quando o ponto de origem ou a escala usada não foi a mesma em ambos os projetos.
Deslocado na vertical
Quando o modelo estrutural estiver deslocado verticalmente (pra cima ou pra baixo) em relação aos elementos lançados no QiBuilder, o motivo pode estar nos níveis dos pavimentos ou na altura dos pavimentos.
Altura
Para verificar, e até mesmo alterar, a altura dos pavimentos no QiBuilder deve-se acessar as Propriedades da edificação, como descreve o artigo Como acessar as propriedades da edificação.
Vale lembrar que a altura de um pavimento no QiBuilder não é o "pé-direito". Portanto, ela deve ser preenchida seguindo a lógica de que a altura do pavimento é a diferença entre o nível do piso superior até o nível do piso do pavimento, como mostra a imagem abaixo.
No exemplo usado acima, a altura do Térreo é 300 cm (300-0) e a do pavimento Cobertura também é 300 cm (600-300). O nível inferior da edificação é sempre o nível do piso do primeiro pavimento da Edificação, que neste exemplo é o Térreo.
Vale lembrar que também é importante verificar as alturas no Software onde foi realizado o modelo 3D estrutural. |
Após verificar as alturas dos pavimentos, deve-se conferir o nível de cada pavimento.
Níveis
Os níveis também podem ser verificados na janela de Propriedades da Edificação. Para alterá-los, deve-se editar o Nível preenchido para cada pavimento. Com isso, a altura do pavimento será recalculada, mantendo constante o nível do pavimento acima.
Quando o projeto estrutural é feito no Eberick, deve-se tomar o cuidado, pois o conceito de nível é diferente nos dois programas. A imagem abaixo resume esta diferença, mostrando que os níveis no QiBuilder são referentes à laje inferior, enquanto que no Eberick os níveis são da laje superior.
O exemplo usado acima, mostra que o nível do Térreo no QiBuilder é 0 cm, enquanto que no Eberick o mesmo Térreo tem nível 300 cm. Isso ocorre devido a diferença de conceito entre os dois programas, onde no QiBuilder o pavimento é como uma caixa e no Eberick é como um plano.
Deslocado na horizontal
Quando o modelo 3D importado fica deslocado horizontalmente em relação aos lançamentos realizados no QiBuilder, o motivo pode ser devido ao ponto de origem ou da escala de ambos os projetos que não coincidem.
Neste caso, deve-se verificar se o ponto de origem de ambos os projetos foi o mesmo. A descoberta do ponto de origem é possível seguindo os passos indicados no artigo Como identificar a origem definida no pavimento no QiBuilder?. Se for necessária a correção do ponto de origem no QiBuilder, recomendamos a leitura do artigo Como mudar a origem após o projeto iniciado? .
Depois, deve-se verificar se a escala utilizada coincide nos dois projetos. Caso seja necessário ajustar a escala no QiBuilder, recomendamos a leitura do artigo Como mudar a conversão de escala após o projeto iniciado?.
Para usuários da plataforma 2019, é possível corrigir a posição da origem e escala a partir de uma planta baixa 2D que pode ser gerada através de um corte no modelo 3D importado. Para isso, deve-se usar o comando Plano de Corte, como demonstra o artigo Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?. |
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.