Lançamento automático

Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com uma única coluna

A NBR 5626/98 – "Instalação Predial de Água Fria" no item 5.3.2.2 recomenda-se projetar e executar sistemas independentes de distribuição para instalações prediais que utilizam componentes de alta vazão, como, por exemplo, a válvula de descarga para bacia sanitária. Porém, há casos em que, devido a concepção do projeto, todos os aparelhos precisam ser abastecidos por uma única coluna ou ramal, não sendo possível separar o vaso das demais peças.

Para satisfazer ambas as situações neste artigo demonstraremos dois exemplos de lançamento automático hidráulico de esquema que contém vaso com válvula de descarga. O primeiro terá uma coluna independente para o vaso, já o segundo alimentará o vaso com a mesma coluna que alimenta as demais peças.

  1. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com coluna independente
  2. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com uma única coluna

Lançamento automático com uma única coluna

Antes de começar o lançamento automático, deve-se configurar a altura do ramal de água fria para que ele não fique abaixo da válvula de descarga.

Nos esquemas de lançamento a válvula de descarga está a 110 cm do piso, portanto, a elevação do ramal de água fria deverá ser maior. Neste exemplo usaremos 130 cm.

Observação: Este artigo se aplica apenas para lavabos. Caso o esquema de lançamento possua Chuveiro, deverá ser alterada a altura do seu registro para um valor maior que a elevação do ramal de água fria, seguindo o procedimento do artigo Acrescentando componentes aos esquemas de lançamentos automáticos.
  • Acessando ARQUIVO - Configurações - Hidráulico - Preferências - Elevações;
  • Alteramos os campos "Ramal de água fria (cm)" e "Ramal do vaso com válvula (cm)" para 130 cm;

No ambiente que será feito o lançamento automático deve ser previamente lançada uma coluna de água fria, que esteja alinhada com a posição da válvula de descarga. Para garantir o correto alinhamento, vamos desenhar uma linha auxiliar.

  • Na aba Desenhos, grupo Construir, use o comando "Linha" para desenhar uma linha de 5 cm para dentro da parede, como a linha vermelha na figura abaixo:

  • Lance uma Coluna exatamente a 5 cm dentro da parede, usando a linha auxiliar como referência;

  • Crie e abra um detalhe isométrico em volta do ambiente;
  • Neste exemplo, acessamos a guia Lançamento, comando Lançamento Automático e escolhemos o esquema de lançamento "LV (60cm) + VS (VD)(33cm) + RGC";

  • Após a definição do perímetro, do lado de deslocamento e da distância, a barra de comando irá pedir a posição da coluna de água fria. Clique na Coluna previamente lançada;

  • A segunda solicitação será da posição da coluna do vaso. Não será possível clicar novamente na coluna, portanto, clique na linha auxiliar desenhada no piso;


Observação: Destacamos que a posição do Registro de água fria e do Vaso sanitário devem ser definidas usando a mesma linha auxiliar usada para a posição da coluna do vaso.

Na imagem abaixo pode ser observado que o registro de água fria, a válvula de descarga, a alimentação do vaso e a coluna estão perfeitamente alinhados.

 

Através dos passos realizados neste artigo é possível efetuar o lançamento automático hidráulico de banheiros que possuem vaso sanitário com válvula de descarga utilizando uma única coluna.