A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material. Nesta série de artigos, demonstrarei como realizar o cadastro de elementos genéricos e metálicos e como utilizá-los em estruturas de concreto armado.
- Como cadastrar elementos genéricos?
- Como lançar elementos genéricos?
- Como lançar elementos metálicos?
- Como lançar pilares genéricos nascendo sobre pilares de concreto (este artigo)
- Como inserir fundações para pilares genéricos?
- Influência de elementos genéricos na estrutura
- Como obter os esforços de elementos genéricos?
Em alguns casos de lançamento, é necessário associar elementos genéricos ou metálicos a elementos de concreto. Isto ocorre ao dimensionar uma estrutura em concreto armado que deve receber pilar genérico em um pavimento superior, por exemplo. Para que o dimensionamento seja feito adequadamente, é necessário que os esforços provenientes dos pilares genéricos sejam repassados aos pilares em concreto. Para fazer isto, você pode seguir os procedimentos indicados abaixo:
- Copie o pilar de concreto para o pavimento onde irá ocorrer a transição;
- Neste mesmo pavimento, utilizando o comando "Lançamento - Pilares - Pilar genérico", lance o pilar genérico sobre o pilar de concreto, porém levemente deslocado. Isto pode ser feito lançando mão da ferramenta de captura Ponto relativo, como explicado no artigo Ferramentas de captura;
- Para expressar a ligação entre os elementos, será necessário lançar uma barra rígida conectando ambos. Para isso acesse a aba "Lançamento - Barras e nós - Adicionar barra rígida" (botão
) e conecte o centro dos pilares com ela:
Fazendo isto, o lançamento está completo, sendo que todos os esforços serão repassados de um elemento a outro. Perceba que há uma excentricidade entre os dois pilares, de modo que haverá esforços adicionais por conta dela. De todo modo, por ser um valor bastante pequeno, não deve influenciar significativamente no resultado final.
No próximo artigo desta série veremos como essa ligação pode ser feita de forma mais simplificada e automática para pilares genéricos sobre pilares de fundação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.