Cadastro

Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?

No cadastro de peças do AltoQi Builder, o campo  Itens Associados  é responsável por tudo aquilo que será mostrado na lista de materiais quando inserimos uma peça no projeto. Neste artigo ensinaremos como associar itens a uma peça.

Preenchendo o campo Itens Associados

Primeiramente, para acessar a janela Itens Associados, deve-se clicar sobre o valor do campo "Itens associados" e depois nas reticências (...), como demonstrado na imagem abaixo:

Observação: Somente será possível fazer modificações nos itens associados se a peça em questão tiver sido criada ou copiada pelo usuário. As peças padrões do programa não podem ser modificadas.


  • Na janela dos Itens Associados clique no botão (+) para adicionar um novo item;
  • Escolha o MaterialGrupo e Item que será adicionado à lista de materiais;
Observação: Caso seja necessário, você pode criar novos itens seguindo o artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder


A quantidade informada será o valor da unidade que foi preenchida no momento da criação do item. Além disso, você pode adicionar quantos itens desejar para uma mesma peça.

Ao preencher a janela dos Itens Associados de uma peça do tipo "Conduto", recomendamos que leia o artigo Lista de materiais de condutos.

Exemplo:

A imagem abaixo mostra um exemplo de como pode ser preenchida a janela de itens associados para um "Lavatório com joelho de 90 - 20 mm".



Com os conceitos abordados neste artigo, será possível preencher os Itens Associados para qualquer peça cadastrada no programa.