Relatórios

Como gerar a lista de materiais no formato XLSX, compatível com Excel?

Ao realizar a elaboração de projetos, é comum que após finalizá-lo haja a necessidade de realizar um levantamento dos materiais utilizados neste, bem como suas respectivas quantidades.

Pensando nisso, a plataforma AltoQi Builder possibilita a geração automática da lista de materiais do projeto no formato de documento de texto (DOCX), HTML (interno), planilha compatível com Excel (XLSX) ou a inclusão da lista de materiais no croqui de lançamento.

Com o intuito de auxiliá-lo neste procedimento, elaboramos esta série de artigos demonstrando cada uma das possibilidades disponíveis na plataforma:

  • Como gerar a lista de materiais no formato de documento de texto (DOCX) ou HTML (interno)?;
  • Como gerar a lista de materiais no formato XLSX, compatível com Excel? (este artigo);
  • Como inserir a lista de materiais no croqui de projeto?.

Lista de materiais no formato XLSX, compatível com Excel

É comum que, após finalizar o projeto, seja elaborada uma listagem dos materiais utilizados para integrar tal informação em softwares de orçamento ou para entrega final ao cliente. 

Na plataforma AltoQi Builder, é possível gerar a lista de materiais no formato .XLSX para que seja aberta em editores de planilhas, facilitando a edição e manipulação da mesma.

Para gerar o relatório em tal formato:

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;

  • Na janela de Edificação clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto, ou do pavimento desejado;
  • Selecione Planilhas - Lista de materiais, como destacado na imagem a seguir.

A lista de materiais será aberta no editor de planilhas configurado como padrão em sua máquina.

Observação: Ao clicar no nome do projeto a lista exportada irá apresentar o quantitativo de materiais de todo o projeto. No entanto, também é possível gerar a planilha contendo apenas um pavimento ou disciplina de projeto clicando sobre o nome do mesmo.

A imagem a seguir mostra como é a apresentação de tal lista gerada no formato .XLSX.

Observação:  Para configurar o modo como a planilha será exportada, como por exemplo a cor das linhas, alinhamento do texto, fonte, é recomendada a leitura do artigo Configurações da lista de materiais para exportação no formato .XLSX.


Lista de materiais separada por redes/sub-redes

Para separar a lista de materiais por rede ou sub-rede, realize o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Arquivo, e selecione a opção Configurações...;
  • Em seguida, selecione a aba da disciplina desejada para gerar a lista de materiais separada por rede. Para este exemplo, será selecionada a disciplina de projeto Hidráulico;
  • À esquerda da janela, selecione em Padrões de desenho, selecione a opção Tabelas.
  • No grupo Tabela, altere a configuração Separar por redes para Sim
Observação: Se desejado, a configuração Separar por sub-redes também pode ser selecionada. Para isso, altere a opção para Sim.
  • Gere a lista de materiais novamente de acordo com o formato desejado, conforme descrito no artigo Como gerar a lista de materiais do projeto no AltoQi Builder?. A figura abaixo demonstra o resultado da lista de materiais para o projeto Hidráulico gerada no formato XLS e separada por redes, Alimentação Água fria.


Com os procedimentos descritos neste artigo, verifica-se como gerar a lista de materiais no formato XLSX, compatível com o Excel.