Cadastro

Exemplo: Como definir uma área de cobertura para tubos de PVC corrugado perfurado para drenagem

Os tubos de PVC corrugado perfurado para drenagem possuem pequenas aberturas para captação da água infiltrada no solo. Por este motivo, são utilizados para drenagem subterrânea em geral. Na plataforma AltoQi Builder, a vazão de projeto adotada para o dimensionamento dos condutos da rede pluvial é calculada a partir da definição de uma área de cobertura, que pode ser definida nos coletores pluviais, os quais podem ser identificados como colunas, calhas, ou ralos, que foram lançados usando o comando "Coletor pluvial".

Observação: Para que seja considerada uma vazão no dimensionamento nos tubos de PVC corrugado perfurado, sugere-se ao usuário o lançamento de um ralo na conexão a montante do tubo, e a definição da área de cobertura nas propriedades deste ralo.

Visto que na prática este ralo não existiria, neste artigo serão ensinados os procedimentos para adaptação do cadastro de um ralo a fim de que a sua simbologia não apareça no desenho e que este não seja contabilizado na lista de materiais.


Modificações no cadastro de um ralo

Os passos a seguir indicarão as alterações a serem realizadas no cadastro de um ralo pluvial.

Observação: Como exemplo, neste artigo será utilizada a peça " Ralo abacaxi - 100mm". Porém, outros tipos de ralo com a aplicação " Coletor pluvial" também podem ser utilizados.
  • Acesse o menu Arquivo - opção Cadastro;

  • Na janela Cadastro, acesse a aba Peças;
  • Localize a classe de peças "PVC Esgoto";

  • Dentro da classe PVC Esgoto, localize o grupo de peças "Ralos pluviais", e selecione a peça "Ralo abacaxi - 100mm", como mostra a imagem abaixo;

  • Crie uma cópia da peça "Ralo abacaxi - 100mm", como já ilustrado no artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;
  • Selecione a peça recém copiada. Para este exemplo, nomeou-se a nova peça como "Ralo - 100mm";

  • No quadro à direita da janela Cadastro, preencha as seções "Peça" e "Representação" como mostra a imagem abaixo;

  • Preencha o campo "Entradas" presente na seção "Peça", conforme a imagem abaixo. Para maiores detalhes sobre este campo, recomendamos a leitura do artigo Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?;

  • Já o campo "Itens associados" da seção "Peça", deve ficar totalmente vazio para que nenhum item seja contabilizado na lista de materiais. Para acessar a janela Itens associados e excluir os itens, recomendamos os procedimentos descritos no artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?;
  • Por fim, elimine a simbologia da peça, selecionando o botão (-) destacado na imagem abaixo;

  • Clique em "OK" para fechar a janela Cadastro.
Observação:  A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.
 

Lançamento do ralo no projeto

Observação:  Antes de lançar o ralo, os tubos de PVC corrugado perfurado para drenagem já devem estar lançados no croqui de projeto Sanitário .
  • Acesse o croqui Sanitário e, na guia Lançamento, grupo Rede, selecione a Rede Pluvial;
  • Ainda na aba Lançamento, selecione o comando Coletor pluvial no grupo Pontos;

  • Em seguida, o programa solicitará a posição para o lançamento do coletor pluvial. Selecione a conexão no início do tubo, como mostra a imagem abaixo;

  • Na janela Peça à direita da tela, defina a classe de materiais como "PVC Esgoto", desative todos os filtros como mostra a imagem abaixo e selecione a peça cadastrada anteriormente;
Observação: A peça cadastrada pelo usuário também pode ser identificada pelo círculo mais escuro à frente do nome da peça.

  • Após definir a peça, selecione a tecla <ESC> para finalizar o procedimento.
Observação: Agora que o ralo já foi cadastrado e lançado em seu projeto, pode-se definir uma área de cobertura como apresentado no artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial.

Neste artigo, mostrou-se como adaptar as funcionalidades do programa AltoQi Builder para lançamento de tubos de PVC corrugado perfurado de modo que seja possível considerar sua área de contribuição a partir do cadastro e lançamento de ralo no projeto.