Durante a concepção de um projeto estrutural, muitas vezes é necessário modificar a estrutura. Existem modificações que influenciam nos esforços obtidos e, neste caso, é necessário efetuar um novo processamento para obter os esforços compatíveis com o novo modelo estrutural. Abaixo serão listados os casos onde é necessário reprocessar a estrutura:
- Seção dos elementos: ao modificar as dimensões da seção de um elemento estrutural (como vigas, pilares, lajes, etc.), a rigidez do elemento também é alterada. Além de alterar do peso próprio das peças estruturais, a rigidez dos elementos que compõem a estrutura também será modificada, e a distribuição dos esforços na edificação poderá mudar.
- Posicionamento dos elementos: ao modificar o posicionamento de um elemento estrutural, a sua rigidez, e a dos demais elementos associados a ele, deve mudar. Isso faz com que absorva mais, ou menos carga, de modo que é necessário reprocessar a estrutura para atualizar esses dados.
- Vinculações: ao modificar a vinculação entre os elementos, como a ligação entre uma viga e um pilar, o vínculo de apoio de uma fundação, a criação de engaste na continuidade entre lajes, entre outros; está se alterando a rigidez da ligação entre dois elementos. Nesse caso, será necessário reprocessar a estrutura, pois os esforços internos nos elementos podem ser alterados.
- Cargas na estrutura: ao modificar os carregamentos lançados nos elementos que compõe a estrutura, como cargas acidentais e de revestimento aplicadas em lajes e o carregamento de paredes em vigas, os esforços obtidos devem mudar e, deste modo, é recomendável que efetue um novo processamento da estrutura.
- Configurações: ao alterar as configurações de projeto, alguns dos itens acima podem também ser alterados, o que faz com que seja necessário um novo processamento. Dentre elas, destacam-se
- Análise: as configurações de análise da estrutura, acessíveis na aba Estrutura - Configurações – Projeto - Análise, definem parâmetros relativos à análise, para a obtenção dos esforços e dos deslocamentos no pórtico. Logo, no caso de efetuar qualquer modificação nestas configurações, é recomendável que efetue um novo processamento na análise da estrutura.
- Vento: as configurações de vento definem os parâmetros através dos quais será determinada a força de vento que atua em cada pavimento da estrutura. Mudando qualquer item desta configuração, os esforços decorrentes do vento também devem mudar, levando a necessidade de um novo processamento da estrutura.
É importante notar que estes são os itens que possuem uma influência mais direta nos esforços da estrutura, mas o reprocessamento não se restringe a eles. Configurações como o tamanho dos blocos de enchimento, por exemplo, alteram o peso próprio da laje e, consequentemente, os esforços dos elementos adjacentes. De modo geral, sempre que forem alterada a rigidez dos elementos, sua geometria, ou os carregamentos aplicados sobre eles, será necessário reprocessar a estrutura para atualizar o modelo estrutura.
Fazendo isso, os esforços são recalculados e ajustados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.