Pilares

Erro L12 - Pilar intermediário com seção diferente do principal

O AltoQi Eberick permite o lançamento de níveis de duas maneiras diferentes: por meio de pavimentos principais, ou níveis intermediários. No caso de pavimentos principais, o detalhamento dos pilares é feito de maneira a considerar esperas na região, de modo que a concretagem do pavimento possa ser feita de maneira mais facilitada. Já para níveis intermediários, essa divisão não é realizada. Como para alterar a seção de um pilar, é necessário prever esperas na região da mudança, caso ela ocorra em um nível intermediário, será emitido o Erro L12 - Pilar intermediário com seção diferente do principal.

Nestes casos, há duas opções disponíveis. Caso o lançamento seja proposital e haja de fato necessidade de alterar a seção do pilar nesse nível, será necessário converter o nível intermediário para um pavimento principal. Para fazer isso, você pode seguir os procedimentos descritos no artigo Convertendo nível intermediário para um pavimento principal. Ainda, como este nível foi convertido para um pavimento principal, os demais pilares do então pavimento passarão a apresentar esperas. Neste caso, você pode seguir o procedimento do artigo Lançamento de pilares com detalhamento contínuo no lance para garantir que este detalhamento esteja correto.

Já se o lançamento for acidental, vale verificar dois pontos:

  • Caso o pilar seja inclinado, é possível que sua seção intermediária não esteja devidamente alinhada. Nesse caso, siga o procedimentos do artigo Como lançar e alinhar um pilar inclinado.
  • Já se o pilar estiver com seções diferentes, você pode ajustar a seção por meio do comando Lançamento - Pilares - Editar prumada (botão ), como mostrado no artigo Como lançar pilares com redução da seção em pavimentos superiores?.

Executando os procedimentos acima, o seu lançamento será ajustado, de modo que o Erro L12 deve deixar de ser emitido.