Estruturas Pré-Moldadas

Erro D110 - Viga com seção inconsistente para 2º estágio

O Eberick permite que você considere um segundo estágio de concretagem para vigas pré-moldadas. Você pode acessar o artigo Ligações semirrígidas em vigas pré-moldadas para informações mais detalhadas. Para que isso seja possível, é necessário que a viga respeite alguns critérios geométricos de posicionamento. De modo geral, o Erro D110 será exibido sempre que a viga apresente bw2 < 10cm e/ou h2 < 5, onde:


  • bw2: largura da alma a ser considerada para a seção T mista. Será obtida em função do bw da viga e do comprimento de apoio das lajes sobre a viga pré-moldada.
  • h2: espessura considerada da laje para definição da altura da seção T mista.

Desta maneira, há algumas situações diferentes que podem gerar esse erro de dimensionamento. 

  • Diminuir o comprimento da vigota dentro do apoio: no caso de lajes com vigotas, quanto mais inserida no apoio estiver a vigota, menor será o espaço disponível para a alma na seção de segundo estágio. Para fazer isso, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Laje - Nervuras e altere o item Comprimento da vigota no apoio:

  • Optar por lajes alveolares com menor altura: quanto menor a altura da laje utilizada, menor o seu apoio mínimo necessário. Este valor pode ser verificado em Estrutura - Configurações - Sistema - Lajes alveolares, na coluna apoio mínimo.
  • Aumentar a base da viga: aumentando a base da viga, aumenta-se também a largura da alma no segundo estágio de concretagem, podendo ser uma alteração interessante
  • Aumentar a capa da laje: a capa da laje influência diretamente na espessura das abas da viga. Caso a capa esteja configurada para menos de 5cm, o erro será emitido.

  • Ajustar a elevação dos elementos: como estruturas pré-moldadas requerem uma etapa de montagem, é importante que os elementos estejam alinhados adequadamente. Caso a sua viga esteja desalinhada em relação ao apoio da laje, o programa não consegue definir a espessura das abas. Neste caso, você deve marcar a opção Obter elevação da laje na janela de lançamento da viga:

  • Viga sem lajes adjacentes: como a viga precisa de lajes para o segundo estágio de concretagem, caso as lajes não estejam presentes não será possível realizar o dimensionamento. Nesse caso, é necessário inserir as lajes, ou desabilitar o segundo estágio de concretagem.