Reservatórios

Exemplo: Lançamento de reservatório com duas câmaras

O objetivo deste artigo é apresentar um passo a passo do lançamento de um reservatório com câmaras em níveis diferentes no Eberick. Para tanto, iremos utilizar o exemplo abaixo como referência. Neste artigo não lançaremos o reservatório em si, visto que esse lançamento é abordado nos artigos Exemplo: Lançamento de cisterna no Eberick Exemplo: Lançamento de piscinas - Piscina básica. Você pode ainda fazer o download do modelo no final desse artigo.

Tomando como base a imagem acima, é possível perceber que haverá dois níveis de água distintos no reservatório. Nesse sentido, é necessário informar ao programa essa diferença nos carregamentos. Para isso:

  • Acesse o pavimento inferior do reservatório, onde foram lançadas as lajes de fundo;
  • Dê um duplo clique sobre uma das lajes;
  • Na janela que se abre, acesse as propriedades do reservatório por meio do botão "...".

Perceba que nessa janela apenas uma câmara é exibida. Nesse caso, a câmara a é referente ao reservatório mais alto, configurando uma lâmina d'água de 280cm de altura. Para adicionar a câmara referente ao reservatório mais baixo:

  • Clique no botão "+";
  • Na janela que se abre, defina a elevação do nível d'água. No caso desse exemplo, o reservatório inferior está 140cm abaixo do nível do pavimento. Assim, deve ser atribuída uma elevação de -140cm.
  • Perceba que o programa já define a altura e nível da câmara de acordo com as propriedades do projeto;
  • Confirme todas as janelas em Ok.

Agora que já possuímos as duas câmaras criadas, basta atribuir cada uma delas às lajes de fundo. Para isso, dê um duplo clique sobre uma das lajes e, na janela de lançamento altere o item Reservatório para a sua respectiva câmara, como mostrado abaixo. Faça o mesmo para as demais.

Fazendo isso, o reservatório será calculado considerando os níveis diferentes. É importante ainda destacar que a parede interna do reservatório requer uma análise adicional, a qual é explicada em maior detalhe no artigo Aviso 31 - Parede sujeita a carregamentos de água em sentidos opostos.

Download:

resCamDif.rar