Níveis de desenho

Como realizar lançamentos em um novo nível de desenho?

No AltoQi Builder as redes de água fria e água quente são diferenciadas pelos níveis de desenho, que permite que cada rede tenha seu próprio tipo de linha e cor. Porém, há casos em que o usuário deseja representar de diferentes formas os lançamentos de uma mesma rede.

Observação:  Os procedimentos deste artigo também se aplicam para as demais disciplinas do AltoQi Builder (Elétrico, Gás, Incêndio, SPDA, etc...).

A rede água fria (AF) possui linhas contínuas e azuis, enquanto a rede água quente (AQ) é representada por linhas tracejadas e vermelhas. Neste artigo iremos considerar um caso em que o usuário deseja representar as tubulações de água fria, que passarão pelo contrapiso, com linha tracejada. Já os condutos que não passarão pelo contrapiso continuarão com a representação padrão.

Uma maneira simples, porém trabalhosa, seria selecionar cada conduto que passa pelo contrapiso e alterar o tipo de linha e cor manualmente. Ao invés disso, criaremos uma sub-rede antes de fazer estes lançamentos para que os tubos, conexões, colunas e textos, tenham seus próprios níveis de desenho, carregando com eles as informações pré-definidas de cor, tipo de linha, entre outras.


Criando e configurando a nova sub-rede

  • Primeiro, crie uma sub-rede como ensina o artigo Adicionando sub-redes ao projeto;
  • Acesse o menu ARQUIVO - Configurações - aba Hidráulico - Exibição;
  • Siga o caminho da imagem abaixo e altere os tipos de linha dos elementos que você quer que sejam tracejados (conduto, conexão, etc).

  • Após finalizar as configurações, dê OK.

Lançando com a nova sub-rede

Agora que a sub-rede está criada e configurada como desejado, é possível efetuar os lançamentos.

  • Vá na aba Lançamento e defina a rede como Água fria (Teste);


Na figura abaixo pode-se ver que a tubulação lançada na sub-rede Água fria (Teste) possui linha tracejada e o texto das indicações é da cor vermelha. Já a tubulação da rede Água fria é representada por linha contínua e os textos na cor preta.

Lembrando que esta sub-rede exemplo é de água fria, você deverá criar uma para água quente e uma para alimentação caso estas redes também forem embutidas no contrapiso.

Com o procedimento deste artigo é possível representar elementos de uma mesma rede com diferentes características pré-configuradas nos níveis de desenho, através da criação e configuração de sub-redes.