Recursos de CAD

Ao utilizar o comando "Espelhar" é informada a mensagem "Não é possível unir conexões ligadas por um tubo"

Com o intuito de otimizar o tempo despendido nos lançamentos efetuados junto à plataforma AltoQi Builder, nos casos em que os pavimentos dispõem de arquitetura simétrica, é possível efetuar o lançamento de parte da arquitetura e proceder com o espelhamento do restante dos elementos, como consta no artigo técnico Como espelhar o lançamento no AltoQi Builder?. Com isso, evita-se o retrabalho de lançamento e é garantida a aparência uniforme ao projeto.

Porém, após selecionar as conexões desejadas e utilizar do comando "Espelhar", tal recurso pode ser interrompido e a mensagem "Não é possível unir conexões ligadas por um tubo", ilustrada na figura abaixo, pode ser exibida.

Esta mensagem é emitida quando o programa não compreende alguma das conexões selecionadas para o espelhamento, quando há conexões duplicadas, ou o início e fim de um tubo estão em uma mesma posição.

Observação: Para evitar a interrupção do comando " Espelhar", procede-se uma análise da entrada gráfica e do banco de dados do projeto com uso do comando " Verificar edificação". Com isso, o programa elimina automaticamente estes elementos inconsistentes.

Logo, proceda com os seguintes passos:

  • Acesse a janela Edificação, situada na guia Elementos - grupo Acessar - comando Edificação, conforme destacado na figura abaixo; 

  • Com a janela Edificação aberta à direita da tela do programa, clique na seta ao lado do comando Abrir projeto;

  • Perceba que será aberto uma caixa de diálogo. Na sequência, clique na ferramenta Verificar edificação;

  • Na sequência, o relatório "Verificar edificação" será apresentado. Perceba que este arquivo trará o seguinte resultado "Foram verificadas situações de inconsistência na entrada gráfica ou no banco de dados de seu projeto". Neste instante o programa removerá automaticamente os elementos inconsistentes;
Observação: As diretrizes para utilização do comando " Verificar edificação" também estão detalhadas no artigo técnico Utilização do comando Verificar edificação na plataforma AltoQi Builder.
  • Por fim, dê sequência ao espelhamento desejado tomando como referência o artigo referenciado no início deste material.

Realizando os passos acima descritos, será possível concluir o espelhamento do lançamento já efetuado no croqui acessado em seu projeto, sem a exibição da mensagem "Não é possível unir conexões ligadas por um tubo".