Na plataforma QiBuilder pode-se gerar arquiteturas a partir do modelo 3D importado para a plataforma nos formatos IFC e Q3D. O comando plano de corte em planta tem como função gerar automaticamente plantas de referência 2D em cada pavimento da edificação, obtidos a partir de planos horizontais aplicados sobre os modelos 3D importados para o projeto.
Para habilitar o comando é necessário importar para a plataforma QiBuilder um modelo 3D. Para importar o arquivo que servirá como base deve-se seguir os passos descritos no artigo Como importar um arquivo IFC para o QiBuilder?.
Assim que o modelo for carregado no QiBuilder acesse a aba "Elementos" e clique em "Edificação".
Na janela de edificação localize o comando Plano de corte() e selecione o mesmo. No diálogo aberto são informados os dados usados para a geração dos cortes, conforme apresentados na imagem abaixo e descritos a seguir.
- Esquema: apresenta uma figura ilustrativa das alturas dos planos horizontais;
- Modelo: indica a lista de Modelos 3D importados ao projeto.
- Padrão de abrangência dos objetos: define as entidades do modelo 3D selecionado sobre as quais será executado o comando de planificação.
O botão Personalizar só é habilitado quando a opção "Apenas os objetos dos grupos definidos" é selecionada. |
Ao pressionar esse botão, a janela "Elementos 3D", apresentada na imagem abaixo, abre, listando as entidades existentes no modelo 3D informado. Nessa janela é possível selecionar quais entidades do modelo serão planificadas.
4. Definições de corte: estabelece a lista de pavimentos para planificação e as alturas dos planos horizontais de referência.
- Seleção: determina se a planificação será feita para o pavimento;
- Pavimento: nome dos pavimentos conforme definido na edificação;
- Altura: altura dos pavimentos conforme definido na edificação;
- Corte superior: campo editável para estabelecer a altura de corte superior em relação ao nível do pavimento;
- Corte inferior: campo editável para estabelecer a altura de corte inferior em relação ao nível do pavimento;
- Nível: nível dos pavimentos conforme definido na edificação;
- Nível superior: apresenta o nível superior do plano de corte de acordo com o dado de corte superior definido e o nível do pavimento. O nível superior deve ser sempre maior que o nível inferior;
- Nível inferior: apresenta o nível inferior do plano de corte de acordo com o dado de corte inferior definido e o nível do pavimento.
Os dados informados nos campos "Padrão de abrangência dos objetos" e "Definições de corte" aplicam-se ao modelo 3D selecionado, podendo ser estabelecidas configurações individuais para cada modelo. |
Ao confirmar a execução do comando, o programa planifica o modelo 3D selecionado e cria uma referência externa contendo o corte gerado em cada pavimento da edificação. O nome dado à referência externa é o mesmo do modelo 3D sobre o qual foi gerado o corte.
As referências externas são geradas em todos os pavimentos do projeto, inclusive aqueles desmarcados durante a sua execução. Nestes casos são criados arquivos vazios, assim como em pavimentos cujos planos de corte não interceptarem o modelo 3D planificado. |
Este modelo 2D do pavimento é gerado com a escala e origem posicionada de acordo com o modelo 3D utilizado. Desta forma, ao incluir uma arquitetura base a partir do modelo 3D não é necessário realizar as etapas de conversão de escala e posicionamento da origem.
Após realizar a planificação, o usuário poderá alterar as faixas de corte para cada pavimento através da opção "Editar plano de corte", disponível no menu de contexto das referências externas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.