É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada. Esta série de artigos explica como realizar estes lançamentos no Eberick com as fundações de geometria fixa, disponíveis a partir do Eberick 2019.
- Como lançar blocos de fundação com pilar excêntrico
- Exemplo: lançamento de bloco sobre estacas em situação de divisa (este artigo)
- Como lançar sapatas com pilar excêntrico
- Lançamento de sapata de divisa com viga de alavanca
Bloco de geometria fixa na divisa
Como em nosso exemplo teremos apenas uma lateral da edificação em situação de divisa, vamos deixar o restante das fundações lançadas como pilares de fundação, e iremos lançar blocos com geometria fixa apenas para os pilares na lateral da divisa.
Após este lançamento, deve-se definir a excentricidade dos blocos em relação aos pilares conforme explicado no artigo Como lançar blocos de fundação com pilar excêntrico. Importante notar que, no caso das fundações com blocos em situação de divisa, não é possível definir o pilar excêntrico sem a viga de travamento, portanto, juntamente com a definição da excentricidade, já devem ser lançadas as vigas de travamento, caso contrário será apresentado o Erro L80 - Bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento. O lançamento resultante neste caso será o seguinte:
Obs.: optou-se por utilizar blocos com quatro estacas, no entanto a geometria do bloco pode ser determinada pelo projetista.
Com este lançamento, pode-se processar a estrutura para analisar seus deslocamentos. Neste caso, verifica-se que, mesmo que os blocos tenham sido lançados com excentricidade para respeitar às restrições de divisa, o comportamento geral da estrutura não difere muito da situação em que os pilares estão centralizados na fundação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.