Fundações

Exemplo: lançamento de sapata de divisa com viga de alavanca

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada. 

Para realizar o lançamento da sapata de divisa com viga de alavanca, primeiramente, lançamos a sapata com geometria fixa, sem colarinho, abaixo do pilar. Este lançamento está explicado com detalhes no artigo Como lançar sapatas com geometria fixa. É importante que estas sapatas sejam lançadas  sem colarinho , para que o modelo possa considerar o apoio da viga na sapata, e não apenas na seção do pilar de arranque.

Neste caso, como a divisa irá afetar apenas as sapatas de uma lateral da edificação, deixamos as outras fundações da estrutura lançadas como  pilares de fundação , e lançamos as sapatas na divisa como  sapatas de geometria fixa . Para exemplificar o lançamento, também iremos supor que as duas sapatas nos cantos desta lateral possuam restrição de divisa nos cantos.

Para definir a excentricidade das sapatas, utilizamos o comando  Fixar seção , conforme explicado no artigo Como lançar sapatas com pilar excêntrico. Com este comando, posicionamos as sapatas de acordo com as restrições:

Após deslocar todas as sapatas desta forma (cada uma de acordo com sua posição), teremos o seguinte lançamento:

 

Com isso, o lançamento das sapatas de divisa com geometria fixa já está finalizado, e é possível realizar a análise da estrutura para verificar os deslocamentos:

Obs.: para melhor visualização, os deslocamentos estão aumentados por um fator de multiplicação.

Veja que, devido ao apoio excêntrico da sapata, o pórtico apresentou grandes deslocamentos, além de produzir grandes momentos nos pilares de arranque. Para resolver isso, iremos realizar o lançamento de vigas de alavanca para estabilização destas sapatas. Este lançamento deve ser realizado no mesmo pavimento onde estão lançadas as sapatas com geometria fixa.

Para isso, basta lançar uma viga ligando a sapata a algum ponto de apoio, na direção da excentricidade

Para o caso das sapatas na divisa, é importante que a viga seja lançada na mesma direção da excentricidade do pilar com a sapata. Para obter este alinhamento, pode-se desenhar uma linha ligando o centro do pilar com o centro da sapata, e usar o comando  Estender  ( ) para estender esta linha até o ponto de apoio da viga de alavanca:

Pode-se então utilizar esta linha para lançar a viga de alavanca no mesmo alinhamento da excentricidade. Com isso, em nosso exemplo, teremos o seguinte lançamento:

Podemos então realizar a análise da estrutura e comparar o comportamento da estrutura antes e depois do lançamento das vigas de alavanca:



Através deste comparativo, podemos perceber que as vigas de alavanca conseguem equilibrar os efeitos causados pela excentricidade dos pilares na sapata de divisa, controlando os deslocamentos da estrutura.

Atenção : elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).

Download:

Sapata_viga_alavanca_artigo.prj