Em algumas situações ao definir a bomba, os valores de altura e vazão do projeto aparecem zerados no dimensionamento da mesma, conforme mostra a figura a seguir:
Esta situação ocorre pois o ramal que sai da bomba não atende aos hidrantes mais desfavoráveis ou a área de operação dos sprinklers devido a um problema de fluxo na rede que representa uma descontinuidade no escoamento do fluido.
Para resolver tais situações, inicialmente é indicado gerar um relatório de verificação geral para localizar os pontos do projetos que necessitam atenção. O artigo Relatório de verificação geral apresenta como realizar a verificação citada.
Identificados os pavimentos e eventuais detalhes nos quais há indicações de descontinuidade no fluxo será possível ajustar o lançamento de acordo com a posição da indicação, conforme explicado a seguir.
Problemas de fluxo na coluna
Quando ocorre problema de fluxo na coluna, conforme mostra a figura a seguir, o fluxo esta sendo interrompido nesta área, fazendo com que ele não chegue até os hidrantes mais desfavoráveis ou área de operação.
Desta forma, deve-se conectar os pavimentos utilizando o comando ligar pavimentos, apresentado no artigo Ligando as colunas entre os pavimentos. Após conectadas as colunas, acesse o comando "Processar" para recalcular o dimensionamento da bomba.
Problemas de fluxo nos hidrantes e demais trechos do projeto
Tanto nos hidrantes quanto em outros trechos do lançamento pode haver fluxo interrompido, como na imagem a seguir. Estes casos podem ser ajustados invertendo sentido do conduto como descrito no artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?
Se apenas inverter o sentido de fluxo não for suficiente para eliminar as indicações de conexão sem fluxo de entrada ou saída, deve-se verificar se os condutos/peças estão conectados corretamente. Para peças e tubos que estejam próximos e não conectados é recomendado efetuar o lançamento do trecho novamente.
Ao final da edição do lançamento, processe o projeto, seguindo os passos descritos no artigo Como processar o dimensionamento no QiBuilder? e defina a bomba desejada.
Colaboradora: Engª Caroline Corrêa de Souza
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.