Peças

Exemplo: Corrigindo a indicação de possível peça inadequada por geometria devido ao ângulo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

A plataforma AltoQi Builder pode emitir o aviso  "Possível uso de peça inadequada por geometria"  em certas peças do projeto. Neste artigo exemplificaremos como corrigir esta indicação quando o motivo for o ângulo  .

Observação:  Se você ainda não descobriu qual é o motivo do programa estar apresentando a mensagem de "possível uso de peça inadequada por geometria", leia o nosso artigo Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.


Neste exemplo corrigiremos a indicação apresentada na peça  "Junção Simples 100 mm - 75 mm"  mostrada na imagem abaixo.

Observação:  Para os projetos Hidráulico, Incêndio e Gás a correção pode ser feita como ensina o nosso artigo Corrigindo o desalinhamento dos condutos.

Ao usar o comando  Definir peça , podemos ver que com o filtro "ângulo"   habilitado o nome da peça já se mostra inadequado (pintado em vermelho).


Assim que nos deparamos com uma situação dessas, precisamos conferir quais foram os ângulos de entrada e saída cadastrados para esta peça:

Conferindo o cadastro da peça

  • Acesse o menu ARQUIVO - Cadastro;

  • Vá na aba Peças - PVC Esgoto - Junção Simples - 100 mm - 75 mm;
  • Abra a janela de Entradas como mostra a imagem abaixo.


Observação: Quando o tipo de Ligação for "Sobe" ou "Desce" o ângulo sempre será 0°, mas não influenciará no posicionamento da simbologia.

Na janela de  Entradas , constatamos que a junção simples deverá ter uma  entrada de 100 mm à 0º  do ponto de referência, uma  entrada de 75 mm à 315º  do ponto de referência e a  saída de 100 mm será à 180º  do ponto de referência.


ponto de referência  se trata de um pontinho vermelho que pode ser visto na simbologia, localizada na parte inferior do cadastro da peça.


Concluímos que o cadastro da peça está correto. Então, o lançamento está incorreto.

Corrigindo o lançamento

Como vimos no cadastro da peça, os dois condutos que entram devem formar 45° entre si. No exemplo deste artigo, a tubulação de 75 mm está com um ângulo de aproximadamente 57º em relação ao tubo de 100 mm.



Neste caso, podemos resolver a situação simplesmente lançando novamente o conduto de 75 mm com auxílio da ferramenta Ortogonal (F9) , que irá garantir o lançamento em ângulos múltiplos de 45°. Então, a Junção será posicionada corretamente.

  • Selecione e exclua o conduto de 75 mm;
  • Exclua, também, qualquer conexão que fique sobrando;

  • Lance novamente o conduto de 75 mm partindo do triângulo amarelo da peça;


Após terminar o lançamento do tubo, a peça será posicionada corretamente. Porém, perceba que o sentido de fluxo está invertido.


  • Inverta o sentido de fluxo como ensina o artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?;
Observação: Caso o projetista deseje manter a peça que possui a indicação sem que emita a mensagem, é possível através do procedimento do artigo Como fixar uma peça?


Agora a peça não apresenta mais nenhum aviso, como mostrado abaixo.

Observação: Se mesmo após a leitura deste artigo, você não souber qual das tubulações deve ser corrigida, recomendamos que exclua todas as que estiverem conectadas à peça em questão e lance novamente.

Com o procedimento deste artigo foi possível corrigir o posicionamento de uma Junção que estava inadequada por geometria devido ao filtro ângulo.