Fiação

Configurando o dimensionamento dos condutores do projeto elétrico

Um dos recursos disponibilizados no módulo Elétrico é o dimensionamento automático da fiação e da proteção dos circuitos, que levam em consideração os critérios como: capacidade de condução de corrente, queda de tensão e proteção contra sobrecarga e curto-circuito.

Para que o dimensionamento seja realizado de acordo com as preferências do projetista, é possível configurar alguns parâmetros existentes.

Configurando os parâmetros

Para alterar as configurações utilizadas no dimensionamento dos condutores deve-se:

  • Acessar o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Dimensionamento - Condutores;
  • Realizar as configurações desejadas;

  • Clicar em OK.

Se a fiação já estiver inserida e dimensionada, após realizar a alteração em uma das configurações deste diálogo pode ser necessário Processar o projeto para atualizar as informações, portanto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilitar O projeto Fiação;
  • Em Opções habilitar todas as opções;
  • Clicar em OK.

O dimensionamento será atualizado.

Configurações existentes

Ao acessar o diálogo exibido acima, teremos as seguintes configurações a serem editadas:

Projeto elétrico

Tolerância na corrente de projeto (%): Este item define uma tolerância para a corrente de projeto calculada. Esta configuração reduz a corrente de projeto de acordo com o percentual adotado pelo usuário, refletindo no dimensionamento dos condutores quando o valor da corrente de projeto calculada ultrapassar a capacidade de corrente do condutor em um valor pequeno. Devido à tolerância, a corrente será reduzida e o programa não adotará uma seção imediatamente superior para o condutor. O programa permite adotar tolerância de 0 a 5%.

Capacidade mínima do disjuntor (A): Este item define a corrente nominal mínima que será utilizada para um disjuntor no dimensionamento dos circuitos. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como alterar a capacidade mínima do disjuntor.

Dimensionar fiação de retorno com seção diferente da principal: Caso este item esteja configurado como "Sim", a seção dos condutores tipo "Retorno" e "Retorno campainha" será dimensionada de forma separada daquela do circuito ao qual pertencem. Desta forma, pode-se ter uma seção para os condutores Fase e Neutro (calculadas para a corrente total do circuito) e outra para os condutores Retorno (calculadas apenas para a corrente do comando). Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Dimensionar seção da fiação de retorno diferente da seção principal.

Adotar maior disjuntor na faixa: Caso este item esteja configurado como "Sim", ao dimensionar o projeto, o AltoQi Builder dimensionará o disjuntor tendo como referência a corrente Iz e não a corrente de projeto Ip, fazendo a escolha do maior disjuntor disponível na faixa Ip <= Idisj <= Iz (Ic x FCA x FCT).

Reduzir seção no Neutro em circuitos 3F+N: Caso este item esteja configurado como "Sim", a seção do condutor Neutro será calculada em função da seção do condutor Fase calculado. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Reduzir seção da fiação Neutro em circuitos 3F+N.

Forçar circuito independente para corrente superior a 10 A: Essa configuração visa atender as recomendações normativas da NBR 5410, onde caso algum ponto tenha corrente superior a 10 A, deve ser ligado a um circuito individual. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Status - Ponto com corrente superior a 10 A deve ter circuito independente.

Permitir ponto de luz e força no mesmo circuito: Caso este item esteja configurado como “Não”, quando houver em um determinado circuito simultaneamente pontos de iluminação e de força, será apresentado no status do dimensionamento um erro indicando “Pontos de iluminação e força no mesmo circuito”, o mesmo aviso será apresentado no relatório de dimensionamento do circuito, e um erro será apresentado no status do quadro de cargas. Já se estiver definido como “Sim”, havendo no mesmo circuito pontos de iluminação e de força, se a corrente do circuito for superior a 16A será apresentado o aviso “Corrente total excessiva para circuito de uso geral”. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Status - Pontos de iluminação e força no mesmo circuito.

Considerar disjuntor do circuito reserva na lista de materiais: Este item define se, ao gerar a lista de materiais, serão incluídos ou não os disjuntores associados aos circuitos reserva.

Seções mínimas (mm²): Este item define a seção mínima que será utilizada para as fiações dos circuitos. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como alterar a seção mínima dos condutores.

Queda de tensão admissível: Este item define as quedas de tensão total e parciais máximas admissíveis para os circuitos. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Configurando as quedas de tensão total e parcial admissíveis.

Ignorar fator de correção por agrupamento: Caso este item esteja configurado como "Sim", o dimensionamento do  projeto é feito sem que o programa utilize, quando a taxa de ocupação do condutor for inferior a um valor também configurado, o  FCA. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como ignorar o FCA dos condutos?

Ignorar critério da concessionária: Caso este item esteja configurado como "Sim", ao dimensionarmos o projeto, o programa não verifica a tabela da concessionária disponível. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como ignorar o critério da concessionária.

Ignorar a capacidade de interrupção por curto-circuito: Caso este item esteja configurado como "Sim", ao dimensionarmos o projeto, o programa não realiza o cálculo da capacidade de interrupção por corrente de curto-circuito. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Considerando a capacidade de interrupção por curto-circuito no dimensionamento dos circuitos.

Tipos de carga

Para que seja efetuado o dimensionamento dos condutores considerando o fator de demanda, o usuário deve utilizar os tipos de carga.

Observação: Para verificar como os tipos de carga são aplicados no cálculo da corrente demandada recomendamos a leitura do artigo Cálculo da corrente de fase demandada dos quadros para o tipo de instalação Unidade consumidora individual

Nessa configuração é informado o fator de demanda aplicado a cada tipo de carga, valores esses que podem ser encontrados em normas técnicas, catálogos de fabricantes e normas das concessionárias. Se o fator de demanda desejado não estiver disponível, é possível inclui-lo realizando os procedimentos descritos no artigo Cadastrando novos fatores de demanda (Tipos de carga).

Realizando as alterações nas configurações indicadas acima o projetista pode definir suas preferências e configurar os parâmetros que serão utilizados no dimensionamento dos condutores.