Lâmpadas e comandos

Alterando o comprimento de uma fita LED

Com as novas opções no mercado de iluminação, o projeto luminotécnico de um ambiente torna-se cada vez mais exigente. Dentre as opções disponíveis, busca-se sempre aliar a economia à criatividade, seja para iluminar ambientes internos ou externos, com cores quentes, frias ou até mesmo coloridas. 

Dentre a gama de opções, as lâmpadas e fitas LED destacam-se pela ótima iluminação, durabilidade e economia de energia, sendo na atualidade a melhor saída para projetos residenciais, comerciais, escritórios, bares, restaurantes, etc. 

O módulo Elétrico dispõe de lâmpadas e fitas LED cadastradas, de modo que o projetista possa utilizá-las em seu projeto. No que diz respeito às fitas LED, as cadastradas no programa têm as propriedades referentes a 100cm (1m) de fita, tanto para o comprimento como para a potência e lista de materiais.




ObservaçãoOs dados de Geometria são utilizados para a representação 3D desta peça.




Em alguns casos onde há a necessidade de contornar um ambiente com fitas LED, por exemplo, seria necessário lançar diversas peças com o comprimento de 100cm (padrões do programa), de modo a representar corretamente a fita em todo o contorno do ambiente.

Em ambientes com comprimentos não inteiros, por exemplo 250cm, será necessário realizar o cadastro de uma nova peça alterando as propriedades da mesma (comprimento, potência e lista de materiais) para que fique de acordo com o desejado.

Com base nisso, explicaremos ao longo deste artigo como realizar as alterações na fita LED no intuito de lançá-la em um ambiente de 250cm. 

ObservaçãoNo caso deste lançamento (250cm), há duas opções:
  1. Cadastrar uma peça referente à 250cm e realizar o lançamento da mesma no projeto;
  2. Cadastrar uma peça referente à 50cm, realizar o lançamento da mesma e mais duas peças padrões do programa (100cm cada), totalizando 250cm. 
Cabe ao usuário avaliar qual destas melhor lhe atende. 

1. Cadastrando a simbologia

Na visualização 2D ou planta baixa, as simbologias padrões do programa e disponíveis para as fitas LED também possuem 100cm.


Assim, para que a visualização fique coerente também na planta baixa, é necessário cadastrar uma nova simbologia que possua o comprimento desejado (simbologia contendo 250cm ou contendo 50cm, de acordo com a escolha do usuário).

1.1 Criando o símbolo

Para auxiliá-lo neste procedimento, de criação do símbolo, recomendamos a leitura do artigo Criação de simbologia no AltoQi Builder.



1.2 Incluindo o símbolo na biblioteca do Builder

Para auxiliá-lo neste procedimento, de inclusão do símbolo na bilbioteca do Builder, recomendamos a leitura do artigo Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder.



Observação: Antes de gravar o símbolo, lembre-se de conferir se o comprimento da simbologia está com o valor desejado. Para isso, recomendamos acessar o link Medir contorno disponível da Ajuda do programa. Caso seja necessário ajustar o comprimento, recomendamos acessar o link Converter para escala.

2 Copiando e colando a peça no cadastro

Para que possamos alterar as propriedades de uma peça, inclusive adicionar a simbologia anteriormente cadastrada, o primeiro passo a ser feito é copiar e colar a peça desejada no cadastro. Para auxiliá-lo neste procedimento, recomenda-se a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro


3 Adicionando a simbologia na peça cadastrada

Com a peça já copiada, temos como adicionar na mesma a simbologia anteriormente cadastrada. Para auxiliá-lo neste procedimento, de adicionar a simbologia na peça cadastrada, recomendamos a leitura do artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada.



4 Alterando as propriedades da fita de LED

Com a peça copiada, temos como alterar as propriedades da mesma no que diz respeito ao comprimentopotência e lista de materiais.

4.1 Alterando o comprimento da peça

O comprimento disponível em Geometria no cadastro da peça diz respeito à sua representação 3D (visão 3D e detalhe isométrico). Portanto, para alterar o comprimento da peça para o valor desejado, recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Selecione a peça cadastrada;
  • Em Geometria, altere o Comprimento (cm) para o comprimento desejado.



Com isso, a peça será representada no detalhe isométrico ou visualização 3D com este novo comprimento.



4.2 Alterando a potência da peça

A potência das peças padrões estão em função de 100cm (1m) de fita. Portanto, como a nova peça não possui mais 100cm, é necessário realizar a alteração da potência total da peça, de modo que a contabilização no circuito ocorra corretamente. Para isso, siga com o procedimento abaixo:

  • Selecione a peça cadastrada;
  • Em Pontos – Ponto 1, altere a Potência (W) para a potência total da peça;


4.3 Alterando a lista de materiais da peça

Para que a contabilização dos itens ocorra corretamente na lista de materiais, algumas alterações são necessárias. 

4.3.1 Cadastrando o item 

Para cadastrar o novo item a ser utilizado na nova peça, recomendamos realizar o procedimento Cadastrando um item mostrado no artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.



 4.3.2 Adicionando o item cadastrado à peça

Após cadastrar os itens necessários, deve-se adicioná-los à peça. Para isso:

  • Selecione a peça cadastrada; 
  • Em Itens associados, clique sobre o número mostrado a direita e posteriormente, nos três pontinhos exibidos ao final da linha;

  •  Na janela que abrir, escolha o item anteriormente cadastrado;




  • Clique em OK.

Com os procedimentos realizados ao longo deste artigo, temos a possibilidade de utilizar no projeto fitas de LED com comprimento diferente de 1m (fitas padrões do Builder).