Detalhamentos

Quadro de cargas incluído em branco

Na etapa de detalhamento de um projeto elétrico, é necessário especificar minuciosamente vários parâmetros construtivos e elétricos da instalação, de modo a tornar clara a compreensão do projeto e facilitar sua execução.

Um dos detalhamentos disponibilizados pelo programa é o Quadro de Cargas, que funciona como uma planilha de dimensionamento dos circuitos na qual são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento efetuado no programa, como: seção, corrente, disjuntor, FCT (Fator de Correção de Temperatura), FCA (Fator de Correção de Agrupamento), dados dos comandos, Status, entre outras.

Observação: Para incluir o quadro de cargas no seu projeto e definir quais informações devem ser apresentadas recomendamos a leitura do artigo Adicionando e personalizando o Quadro de cargas

Porém, ao incluirmos o quadro de cargas no croqui, pode ocorrer do programa  exibir apenas o contorno da tabela , como exibido na imagem abaixo.

O texto do quadro de cargas é inserido com a altura definida na guia Elementos - grupo Textos e a situação exibida acima ocorre quando a altura da letra utilizada está definida como 0.


Portanto para que o texto do quadro de cargas inserido seja exibido:

  • Selecione o quadro de cargas;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades defina a Altura (mm) desejada;

  • Pressione Esc para encerrar;

O quadro de cargas será atualizado.



Observação: Antes de lançar novos quadros de cargas no projeto lembre-se de configurar a  Altura  desejada na guia  Elementos  - grupo  Textos .

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível visualizar todos as informações presentes no quadro de cargas.